Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Desporto > Campeão, Europa e descida: tudo por decidir na última jornada

Campeão, Europa e descida: tudo por decidir na última jornada

Liga ao rubro! Nenhum dos 18 lugares está definido com 33 jornadas completas

A vitória do FC Porto frente ao Boavista, no Bessa, colocou um ponto final na 33.ª jornada da Liga e há apenas uma certeza: está tudo ao rubro, por decidir. À entrada para a última jornada, nenhum dos 18 lugares está definido! 

Sporting de olho no bicampeonato, mas com o Benfica à espreita

Começando pela luta pelo título, o dérbi deixou tudo em aberto, mas com o Sporting a depender de si para festejar o bicampeonato. Os leões somam 79 pontos, os mesmos que o Benfica, mas têm vantagem no confronto direto – venceram em Alvalade e empataram na Luz.  

Os encarnados ainda acreditam no título, mas, para erguerem o troféu, precisam de somar mais pontos que os verdes e brancos. Se o Sporting perder com o Vitória de Guimarães, o Benfica tem de, pelo menos, empatar com o SC Braga. Se o Sporting empatar, a única possibilidade de festa encarnada é com um triunfo no Minho.

Até ao fim: as contas de Sporting e Benfica para a decisão da LigaAté ao fim: as contas de Sporting e Benfica para a decisão da Liga

Igualdade pontual na luta pelo título, mas com vantagem da equipa leonina

FC Porto com vantagem para terminar no pódio

O FC Porto soma 68 pontos, mais três que o SC Braga, mas nada está formalmente definido, já que há empate no confronto direto: azuis e brancos venceram no Dragão e os bracarenses na Pedreira por um golo de diferença. Sendo assim, o desempate poderá ser feito pela diferença entre golos marcados e sofridos, o que dá aos dragões o pódio virtual. Nesse parâmetro, a formação de Martín Anselmi, que recebe o Nacional na derradeira jornada, tem vantagem. Para chegar ao terceiro posto, o SC Braga terá de derrotar o Benfica, anular a desvantagem de sete golos, e esperar por um desaire portista. Ou seja, se vencesse por um golo, precisaria que o FC Porto perdesse por sete na receção ao Nacional (por seis não chegaria, porque se acabarem empatados na diferença entre golos marcados e sofridos, o critério de desempate seguinte é o número de vitórias, e aí os dragões estão por cima).

O terceiro lugar dá entrada direta na fase de liga da UEFA Europa League, mas o quarto lugar também poderá vir a dar, mediante algumas condições, muito difíceis de concretizar no caso dos minhotos.

FC Porto e SC Braga podem escapar à pré-eliminatória da Liga Europa – saiba comoFC Porto e SC Braga podem escapar à pré-eliminatória da Liga Europa – saiba como

4.º classificado da Liga pode beneficiar com Betis ou Chelsea a conquistarem a UEFA Conference League

Vitória e Santa Clara lutam pelo quinto lugar

O Vitória de Guimarães perdeu com o Farense, no D. Afonso Henriques, e falhou a hipótese de garantir desde já o quinto lugar do campeonato. Os vimaranenses mantêm-se assim nos 54 pontos, tal como o Santa Clara, e a decisão sobre a última vaga nas provas da UEFA fica adiada para a última jornada. 

Horas extras de Poveda obrigam a recurso à calculadora para a derradeira ronda (crónica)Horas extras de Poveda obrigam a recurso à calculadora para a derradeira ronda (crónica)

Farense vence no Estádio D. Afonso Henriques e continua a sonhar com a permanência; Marco Matias e Darío Poveda fizeram os golos dos algarvios, enquanto Gustavo Silva faturou para os conquistadores; vimaranenses falham, para já, o objetivo competições europeias

O Vitória tem vantagem no confronto direto — venceu os açorianos em casa por 2-0, perdeu em Ponta Delgada por 0-1 —, por isso depende apenas de si próprio. Mas para não depender do resultado do Santa Clara na última jornada – defronta o Farense, fora de portas –, fica obrigado a vencer o Sporting em Alvalade. Os açorianos conseguem o 5.º lugar se fizerem mais pontos que os vimaranenses.

Vitória tem de ganhar ao Sporting para não depender do Santa ClaraVitória tem de ganhar ao Sporting para não depender do Santa Clara

Acesso à Liga Conferência adiado para a última jornada com vitória do Farense em Guimarães

Tudo em aberto na luta pela manutenção 

No fundo da tabela também está tudo por definir. O Boavista é último, com 24 pontos, mas ainda pode livrar-se da descida direta e seguir para o play-off. Na última ronda, a pantera joga em Arouca. De referir que o Boavista tem vantagem no confronto direto com Aves SAD e Farense, que se encontram nas posições acima, e ganharia no ‘mini campeonato’ a três, se todos terminassem com 27 pontos. Os axadrezados só conseguem esse 16.º lugar se vencerem e Aves SAD e Farense perderem.

Aves SAD e Farense conseguiram resultados positivos na penúltima ronda – triunfos frente a Estrela da Amadora e Vitória de Guimarães, respetivamente –, mas continuam com vida difícil. Na última jornada, o Aves SAD recebe o Moreirense e o Farense mede forças com o Santa Clara, no Algarve. 

O Farense já não depende de si próprio. Se perder desce sempre e se empatar precisa que o Aves SAD perca para ir ao play-off. Se ganhar desce caso Estrela e Aves SAD também vençam, é 16.º se só um deles ganhar e até pode escapar ao play-off, e conseguir logo a manutenção, se nem amadorenses nem avenses triunfarem.

O Aves SAD sabe que se vencer fica, na pior das hipóteses, no 16.º lugar — sobe a 15.º, e evita o play-off, caso o Estrela da Amadora não ganhe. Se empatar, precisa que o Farense não vença para ser 16.º e disputar com o 3.º da Liga 2 a última vaga na Liga 2025/2026. E se perder só se salva da descida direta se o Farense também perder e o Boavista não ganhar. 

Na luta pela sobrevivência prevalece quem melhor se adapta (crónica)Na luta pela sobrevivência prevalece quem melhor se adapta (crónica)

Visitantes encararam desafio com perspetiva de ‘matar ou morrer’ e, com isso, saíram vencedores; triunfo reacende esperança avense pela permanência direta e vantagem no confronto direto sobre os tricolores que poderá ser útil na última jornada da Liga

O Estrela da Amadora perdeu com o Aves SAD, na Reboleira, continua fora dos lugares de descida, mas não pode respirar de alívio. Teria garantido a manutenção, este domingo, com uma vitória sobre o Aves SAD. Até o empate teria deixado a equipa de José Faria a um ponto da permanência. A derrota, no entanto, deixa o Estrela em posição delicada… e curiosa. Com desvantagem no confronto direto com Aves SAD e Farense, tal como num campeonato a três, para o conjunto da Amadora empatar ou perder na última jornada com o Estoril é igual. Se o fizer, desce diretamente caso avenses e farenses vençam, vai ao play-off se só um deles o fizer e salva-se caso nenhum deles ganhe. Se triunfar na última ronda, o Estrela da Amadora será sempre 15.º.

De todos os nove jogos, apenas dois não têm algo em disputa: Famalicão-Casa Pia e Rio Ave-Gil Vicente. As quatro equipas estão a salvo da descida e sem hipóteses de chegar à Europa, mas ainda podem subir ou cair na tabela.

#Campeão #Europa #descida #tudo #por #decidir #última #jornada

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *