Liga ao rubro! Nenhum dos 18 lugares está definido com 33 jornadas completas
A vitória do FC Porto frente ao Boavista, no Bessa, colocou um ponto final na 33.ª jornada da Liga e há apenas uma certeza: está tudo ao rubro, por decidir. À entrada para a última jornada, nenhum dos 18 lugares está definido!
Sporting de olho no bicampeonato, mas com o Benfica à espreita
Começando pela luta pelo título, o dérbi deixou tudo em aberto, mas com o Sporting a depender de si para festejar o bicampeonato. Os leões somam 79 pontos, os mesmos que o Benfica, mas têm vantagem no confronto direto – venceram em Alvalade e empataram na Luz.
Os encarnados ainda acreditam no título, mas, para erguerem o troféu, precisam de somar mais pontos que os verdes e brancos. Se o Sporting perder com o Vitória de Guimarães, o Benfica tem de, pelo menos, empatar com o SC Braga. Se o Sporting empatar, a única possibilidade de festa encarnada é com um triunfo no Minho.
Igualdade pontual na luta pelo título, mas com vantagem da equipa leonina
FC Porto com vantagem para terminar no pódio
O FC Porto soma 68 pontos, mais três que o SC Braga, mas nada está formalmente definido, já que há empate no confronto direto: azuis e brancos venceram no Dragão e os bracarenses na Pedreira por um golo de diferença. Sendo assim, o desempate poderá ser feito pela diferença entre golos marcados e sofridos, o que dá aos dragões o pódio virtual. Nesse parâmetro, a formação de Martín Anselmi, que recebe o Nacional na derradeira jornada, tem vantagem. Para chegar ao terceiro posto, o SC Braga terá de derrotar o Benfica, anular a desvantagem de sete golos, e esperar por um desaire portista. Ou seja, se vencesse por um golo, precisaria que o FC Porto perdesse por sete na receção ao Nacional (por seis não chegaria, porque se acabarem empatados na diferença entre golos marcados e sofridos, o critério de desempate seguinte é o número de vitórias, e aí os dragões estão por cima).
O terceiro lugar dá entrada direta na fase de liga da UEFA Europa League, mas o quarto lugar também poderá vir a dar, mediante algumas condições, muito difíceis de concretizar no caso dos minhotos.
4.º classificado da Liga pode beneficiar com Betis ou Chelsea a conquistarem a UEFA Conference League
Vitória e Santa Clara lutam pelo quinto lugar
O Vitória de Guimarães perdeu com o Farense, no D. Afonso Henriques, e falhou a hipótese de garantir desde já o quinto lugar do campeonato. Os vimaranenses mantêm-se assim nos 54 pontos, tal como o Santa Clara, e a decisão sobre a última vaga nas provas da UEFA fica adiada para a última jornada.
Farense vence no Estádio D. Afonso Henriques e continua a sonhar com a permanência; Marco Matias e Darío Poveda fizeram os golos dos algarvios, enquanto Gustavo Silva faturou para os conquistadores; vimaranenses falham, para já, o objetivo competições europeias
O Vitória tem vantagem no confronto direto — venceu os açorianos em casa por 2-0, perdeu em Ponta Delgada por 0-1 —, por isso depende apenas de si próprio. Mas para não depender do resultado do Santa Clara na última jornada – defronta o Farense, fora de portas –, fica obrigado a vencer o Sporting em Alvalade. Os açorianos conseguem o 5.º lugar se fizerem mais pontos que os vimaranenses.
Acesso à Liga Conferência adiado para a última jornada com vitória do Farense em Guimarães
Tudo em aberto na luta pela manutenção
No fundo da tabela também está tudo por definir. O Boavista é último, com 24 pontos, mas ainda pode livrar-se da descida direta e seguir para o play-off. Na última ronda, a pantera joga em Arouca. De referir que o Boavista tem vantagem no confronto direto com Aves SAD e Farense, que se encontram nas posições acima, e ganharia no ‘mini campeonato’ a três, se todos terminassem com 27 pontos. Os axadrezados só conseguem esse 16.º lugar se vencerem e Aves SAD e Farense perderem.
Aves SAD e Farense conseguiram resultados positivos na penúltima ronda – triunfos frente a Estrela da Amadora e Vitória de Guimarães, respetivamente –, mas continuam com vida difícil. Na última jornada, o Aves SAD recebe o Moreirense e o Farense mede forças com o Santa Clara, no Algarve.
O Farense já não depende de si próprio. Se perder desce sempre e se empatar precisa que o Aves SAD perca para ir ao play-off. Se ganhar desce caso Estrela e Aves SAD também vençam, é 16.º se só um deles ganhar e até pode escapar ao play-off, e conseguir logo a manutenção, se nem amadorenses nem avenses triunfarem.
O Aves SAD sabe que se vencer fica, na pior das hipóteses, no 16.º lugar — sobe a 15.º, e evita o play-off, caso o Estrela da Amadora não ganhe. Se empatar, precisa que o Farense não vença para ser 16.º e disputar com o 3.º da Liga 2 a última vaga na Liga 2025/2026. E se perder só se salva da descida direta se o Farense também perder e o Boavista não ganhar.
Visitantes encararam desafio com perspetiva de ‘matar ou morrer’ e, com isso, saíram vencedores; triunfo reacende esperança avense pela permanência direta e vantagem no confronto direto sobre os tricolores que poderá ser útil na última jornada da Liga
O Estrela da Amadora perdeu com o Aves SAD, na Reboleira, continua fora dos lugares de descida, mas não pode respirar de alívio. Teria garantido a manutenção, este domingo, com uma vitória sobre o Aves SAD. Até o empate teria deixado a equipa de José Faria a um ponto da permanência. A derrota, no entanto, deixa o Estrela em posição delicada… e curiosa. Com desvantagem no confronto direto com Aves SAD e Farense, tal como num campeonato a três, para o conjunto da Amadora empatar ou perder na última jornada com o Estoril é igual. Se o fizer, desce diretamente caso avenses e farenses vençam, vai ao play-off se só um deles o fizer e salva-se caso nenhum deles ganhe. Se triunfar na última ronda, o Estrela da Amadora será sempre 15.º.
De todos os nove jogos, apenas dois não têm algo em disputa: Famalicão-Casa Pia e Rio Ave-Gil Vicente. As quatro equipas estão a salvo da descida e sem hipóteses de chegar à Europa, mas ainda podem subir ou cair na tabela.
#Campeão #Europa #descida #tudo #por #decidir #última #jornada