Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias de meteorologia > Canadairs entram em ação nos fogos do Sabugal que ameaçam aldeias

Canadairs entram em ação nos fogos do Sabugal que ameaçam aldeias

Incêndios em Portugal

Meios aéreos foram “grande ajuda para debelar a frente de fogo que estava a aproximar-se da Rapoula do Côa”, indicou autarca.

Canadairs entram em ação nos fogos do Sabugal que ameaçam aldeias

MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Quatro aviões Canadair deram este sábado apoio no incêndio que afeta o concelho do Sabugal desde sexta-feira e contribuíram para evitar que as chamas atingissem a aldeia de Rapoula do Côa, que esteve cercada.

“Felizmente, hoje, contámos com o apoio de quatro Canadair, que foram uma grande ajuda para debelar a frente de fogo que estava a aproximar-se da Rapoula do Côa”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença.

Os fogos continuam a fustigar o concelho raiano do distrito da Guarda, mas em pontos opostos, o que também dificulta a resposta aos focos de incêndio.

“Temos que dividir os meios disponíveis, porque está a arder de uma ponta à outra do nosso concelho, o que impede uma ação musculada dos operacionais”, acrescentou o autarca.

Pelas 16h30, as chamas estavam a aproximar-se das aldeias de Penalobo e Seixo do Côa, bem como das termas do Cró, onde o dispositivo estava a ser reforçado.

Durante a tarde, a ameaça rondou um posto de combustível da Cerdeira do Côa, mas bombeiros e populares conseguiram evitar o pior.

“A situação continua também complicada na Bendada”, realçou Vítor Proença.

O fogo que está atualmente na zona de Seixo do Côa começou na Aldeia de Santo António, na sexta-feira, pelas 14h40, e mobiliza 260 operacionais, 70 veículos e cinco meios aéreos, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Na ocorrência de Sortelha, para o qual foi dado alerta às 14h53 de sábado, estavam empenhados esta tarde 57 homens e 14 viaturas.

#Canadairs #entram #ação #nos #fogos #Sabugal #ameaçam #aldeias

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *