O ano é 2008. Após cumprir uma longa pena de prisão, Lang Yonghui (o actor, cantor e modelo Eddie Peng) regressa à cidade natal, situada no noroeste da China. Nesses anos em que esteve ausente, a pobreza devastou o local, levando os habitantes a abandonar a região e a deixar para trás os seus cães. Com os Jogos Olímpicos prestes a acontecer em Pequim e o Governo determinado a limpar o país, Lang encontra trabalho como caçador de cães vadios.
Durante uma das capturas, é mordido por um galgo preto, que alguns acreditam estar infectado com raiva. Para despistar a doença, Lang decide permanecer próximo do animal, observando o seu comportamento para perceber se terá contraído raiva. Contra todas as expectativas, os dois tornam-se inseparáveis.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde foi distinguido com o prémio Un Certain Regard, este drama é realizado pelo chinês Guan Hu, que também assina o argumento, em colaboração com Rui Ge e Bing Wu. Críticas, salas e horários
Produção da Rua Escura, é uma ficção inspirada pelas memórias que o cineasta André Gil Mata tem de Alzira, a sua avó, acompanhando a vida dela, da adolescência à velhice, em “quadros” baralhados no tempo ao sabor das recordações. Remete-se aqui também para a sua segunda longa Como me Apaixonei por Eva Ras (2016), pois a avó é precisamente interpretada pela actriz sérvia que pairava como “musa” dessa ficção de base documental.
Sob a Chama da Candeia é uma notável prova de maturidade do realizador: as presenças silenciosas mas carregadas de tensão das actrizes Eva Ras e Márcia Breia – a ancorar esta história sobre a vida de uma mulher no século XX português condenada ao “cativeiro” de “fada do lar” –, diluem os longos planos-sequência que são a marca registada do cineasta e emprestam-lhe uma humanidade que, por vezes, o seu formalismo impiedoso ofuscava. Jorge Mourinha
Críticas, salas e horários
Charles Heller é um dos criptógrafos mais competentes a trabalhar para a CIA. Consciente da importância do seu trabalho, tenta realizá-lo com a máxima imparcialidade, sem questionar o conteúdo ou as intenções dos seus superiores. A sua vida desmorona-se no dia em que Sarah, a mulher, é morta num ataque terrorista. Percebendo que a agência não demonstra quaisquer intenções de capturar os culpados, e tomado por um desejo incontrolável de vingança, Heller pede para ser treinado como agente de campo. Quando o pedido é recusado por não preencher os requisitos, recorre à chantagem. É assim que, apesar de muito a contragosto, se torna aprendiz de Henderson, um agente sénior que o guia nos meandros da espionagem.
Com Rami Malek, Rachel Brosnahan, Caitríona Balfe, Jon Bernthal e Laurence Fishburne nos papéis principais, este thriller de espionagem é realizado por James Hawes.
O argumento, escrito por Ken Nolan e Gary Spinelli, adapta o livro de Robert Littell, já transposto para o cinema por Charles Jarrott em O Espião Implacável (1981), que contou com os actores John Savage e Christopher Plummer como protagonistas. Salas e horários
Quando um dos treinadores de um conceituado clube de ténis é suspenso por alegada conduta imprópria, Julie (Tessa Van den Broeck, tenista na vida real), uma das suas atletas mais talentosas, remete-se ao silêncio. Num momento em que todos são pressionados a falar como forma de cooperação com as investigações, a decisão da jovem terá repercussões.
Estreado em Cannes, onde recebeu os prémios Gan Foundation de Distribuição e SACD, O Silêncio de Julie marca a estreia em longa-metragem do realizador belga Leonardo Van Dijl. Salas e horários
Em 2020, durante a pandemia de covid-19, o pavilhão do Complexo Desportivo Casal Vistoso (em Lisboa) foi transformado num abrigo de emergência destinado a apoiar pessoas sem-abrigo ou quem não tivesse acesso a cuidados básicos de saúde e higiene. Sob a coordenação de Maria Teresa Bispo, este abrigo foi um dos poucos que acolheu todo o tipo de casos, incluindo casais, pessoas com animais de estimação, problemas de foro mental ou histórico criminal.
Realizado por Zsófia Paczolay e Dorian Riviere, este documentário retrata o dia-a-dia de um lugar que serviu de lar a tantas pessoas num momento particularmente difícil das suas vidas. Estreado no Festival de Cine de Guadalajara (México), Estou Aqui recebeu o Prémio Escola – Prémio ETIC para Melhor Filme da Competição Portuguesa na edição de 2024 do DocLisboa. Salas e horários
A viver em Barcelona há vários anos, Diego e Elena têm como objectivo começar uma nova vida nos EUA. Ele é urbanista e possui nacionalidade venezuelana, enquanto ela, bailarina nascida e criada em Espanha, alimenta a esperança de uma oportunidade de carreira.
Depois de tudo planeado, embarcam num avião com destino a Nova Iorque. Tudo decorre normalmente até serem barrados pelos serviços de estrangeiros e fronteiras. Submetidos a um interrogatório emocionalmente desgastante, enfrentam perguntas cada vez mais agressivas, culminando em situações de humilhação e intimidação às mãos dos inspectores de imigração.
Um thriller realizado e escrito por Alejandro Rojas e Juan Sebastián Vasquez, com um elenco em que alinham Alberto Ammann, Laura Bernis, Bruna Cusí, Laura Gómez e Ben Temple. Salas e horários
Inglaterra, 1846. Charles Dickens (1812-1870), um jovem escritor e pai de família, sente dificuldades em conciliar a vida familiar com as exigências profissionais decorrentes do grande prestígio e fama que alcançou. Para cativar os filhos – em especial o irrequieto Walter, o benjamim da família –, escreve a sua versão da história de Jesus Cristo, considerado o Rei dos Reis. Nascido muitos séculos antes, Jesus era um homem gentil e compassivo, capaz de perdoar as falhas de todos os que, na sua imperfeição humana, cometiam erros. As crianças, pouco familiarizadas com a história de Cristo, ficam encantadas com a narrativa e aquela obra transforma-se num momento marcante na vida de cada um deles.
Com argumento e realização de Seong-ho Jang, este filme de animação inspira-se no livro infantil A Vida do Nosso Senhor, escrito por Dickens para os seus próprios filhos enquanto trabalhava em David Copperfield. Lida todos os anos como tradição natalícia da família Dickens, foi desejo do autor que só fosse divulgada após a morte de todos os descendentes. Acabou por ser publicada em 1934, 64 anos após a morte do autor.
A versão original conta com as vozes de Kenneth Branagh, Uma Thurman, Mark Hamill, Pierce Brosnan, Roman Griffin Davis, Forest Whitaker, Ben Kingsley e Oscar Isaac. Já a versão dobrada em português inclui Diogo Infante, Mimicat e Ricardo Pereira. Salas e horários
Anos depois da morte do marido, Violet (Meghann Fahy) considera pela primeira vez a possibilidade de se envolver romanticamente com alguém. Apesar de muito relutante, deixa o filho aos cuidados da sua amiga Jen (Violett Beane) e vai jantar com Henry (Brandon Sklenar), que conheceu numa aplicação de encontros. O ambiente é descontraído, a companhia agradável e tudo parece correr bem.
Isto até receber, no telemóvel, mensagens enviadas por um sistema de drop, que implica a proximidade do dispositivo que as envia, com o aviso de que está prestes a viver a pior noite da sua vida. Quando recebe um vídeo que mostra um homem com uma balaclava e uma arma dentro da sua casa, Violet perde o controlo. E no momento em que começa a desconfiar que o responsável por tudo aquilo é o próprio Henry, o autor das mensagens dá-lhe mais uma instrução: ela tem de o matar.
Um thriller psicológico escrito por Jillian Jacobs e Chris Roach e realizado por Christopher Landon, também responsável por Feliz Dia Para Morrer 1 e 2. Salas e horários
Em busca do pai, um homem egoísta que passou a sua vida a afastá-la, Lily envia um pedido de amizade no Facebook a alguém com um nome idêntico. Apesar de não ser quem ela desejava, ele revela-se uma pessoa generosa que lhe estende a mão e lhe dá a atenção tão desejada. Entre trocas de comentários e mensagens, a relação evolui para algo muito aproximado a uma relação de pai e filha, com Lily a conquistar o coração de Bob e também o de Jeanie, a mulher dele.
Uma comédia dramática de teor autobiográfico realizada e escrita por Tracie Laymon (Girls! Girls! Girls!), com actuações de Barbie Ferreira (a modelo plus size de ascendência brasileira que interpretou Kat Hernandez em Euphoria), John Leguizamo e Rachel Bay Jones. Salas e horários
Realizado por Tomomi Kamiya e Shigeyuki Miya, este filme reúne toda a primeira temporada de Kaiju N.º 8, o famoso manga do autor japonês Naoya Matsumoto, ao qual é acrescentado um episódio inédito. A história passa-se no Japão, que está sob ataque de monstros gigantes conhecidos como kaiju, e segue Kafka Hibino, um homem cujo trabalho é remover os destroços provocados por estas criaturas devastadoras.
Um dia, após um incidente em que engole um parasita, Kafka ganha a capacidade de se transformar no Kaiju N.º 8, um monstro humanóide com grandes poderes. Obrigado a ocultar a sua nova identidade, Kafka opta por utilizar as suas habilidades recém-descobertas para combater os kaiju e proteger a Humanidade. Salas e horários
#Cão #Preto #Sob #Chama #Candeia #outras #estreias #para #esta #semana #Cinema