Mundo
EXPLICADOR
João Maria Jonet, comentador da SIC Notícias em assuntos de política nacional e internacional, explica o “descalabro” na resposta às cheias no Texas, nos Estados Unidos.
As equipas de resgate continuam as buscas por sobreviventes no Texas, após as inundações. Mais de 160 pessoas continuam desaparecidas. Há mais de 100 mortos confirmados. Para João Maria Jonet, comentador da SIC, a “incompetência” de Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, pode “pesar muito” nas mortes e desaparecimentos.
João Maria Jonet considera que houve um “descalabro” na respostas às cheias repentinas no Texas.
Na SIC Notícias, defende que houve “incompetência” nas escolhas do Presidente dos Estados Unidos. Para condicionar o uso de dinheiro federal em desastres naturais, Trump acabou com automatismo que existia para equipas de apoio e Kristi Noem, ministra do Interior, “passou a ter de fazer uma aprovação”. Isto que fez com que as equipas de resgate “demorassem 72 horas a ser ativadas”.
“A incompetência geral de Donald Trump pode estar a pesar muito nas mortes e desaparecimentos“, afirma o comentador da SIC.
Já sobre a cimeira EUA-África, João Maria Jonet explica que era aguardada porque os Estados Unidos estão com uma relação “tensa” com o continente africano. Contudo, um “elefante numa loja de porcelanas não consegue fazer diplomacia”.
Estes foram temas em análise no habitual explicador na Grande Edição.
#Cheias #Texas #Incompetência #Trump #pode #estar #pesar #muito #nas #mortes #desaparecimentos