Com tecnológicas fora da mira de Trump, Ásia e Europa aceleram para o verde
Apesar de Donald Trump ter avisado que é apenas uma pausa temporária, o anúncio que a Casa Branca pretende suspender as tarifas a smartphones, computadores e chips importados está a dar alento aos mercados globais. As bolsas asiáticas encerraram a primeira sessão da semana em alta, enquanto as principais praças europeias apontam para o verde, com o Euro Stoxx a ganhar 2,4% no “pre-market”.
As isenções admitidas por Washington abrangem quase 390 mil milhões de dólares em importações dos EUA, segundo contas da Bloomberg com base nas estatísticas comerciais oficiais dos EUA de 2024. Por agora, empresas como a Apple conseguem ficar de fora da mira de Trump, mas o Presidente dos EUA já deu a entender que esta pausa é apenas uma etapa processual no seu esforço de redesenhar o comércio global.
“Os mercados estão desesperados por algum otimismo e vão aceitar qualquer alívio que possam encontrar, especialmente quando se trata de um grande setor como o eletrónico”, explica Vishnu Varathan, estratega do Mizuho Bank. A China vai ser a principal afetada por esta medida, numa altura em que Washington mostra-se disposto a negociar com Pequim a magnitude das tarifas impostas a produtos oriundos da nação asiática.
Neste contexto, o Hang Seng, de Hong Kong, com grande exposição ao setor tecnológico, encerrou a sessão a valorizar 2,3%, enquanto o Shanghai Composite ficou-se por ganhos de 0,7%. O setor automóvel esteve ainda a beneficiar de notícias de que a China e a União Europeia arrancaram negociações para substituir as tarifas que os carros elétricos enfrentam na região por um preço mínimo a que estes veículos podem ser vendidos.
Pelo Japão, o Nikkei 225 e o Topix também encerraram em alta, com o primeiro a crescer 1,92% e o segundo a avançar 1,63%. O país já se encontra a negociar com Donald Trump e o principal representante das relações comerciais nipónicas, Akazawa Ryosei, tem visita agendada aos EUA esta semana.
Entre as restantes principais praças asiáticas, o sul-coreano Kospi cresceu 0,98%, enquanto o australiano S&P/ASX 200 valorizou 1,35%. Os mercados indianos estiveram encerrados devido a feriado.
#tecnológicas #fora #mira #Trump #Ásia #Europa #aceleram #para #verde #Mercados #num #minuto