Mundo
Correspondente SIC
O último comboio real britânico, tão apreciado por Isabel II, vai ser desativado. Os custos de manutenção tornaram-se demasiado elevados. A última viagem está marcada para daqui a dois anos.
O comboio real era o meio de transporte preferido de Isabel II. A monarca preferia até pernoitar no comboio em vez de um hotel, mas os custos tornaram-se incomportáveis. No ano passado, Carlos III apenas usou o comboio duas vezes.
A primeira viagem custou 38 mil euros, a segunda 50 mil. Valores a que se somam 460 mil euros, que é quanto custa o depósito de um comboio com nove carruagens. Um total de 548 mil euros, ou seja, o mesmo que custou 141 viagens de helicóptero.
O primeiro comboio real data dos tempos da Rainha Vitória. E a última vez que as carruagens foram atualizadas foi em 1986. Era urgente adaptá-las à atual rede ferroviária, o que também teria custos demasiado elevados.
O comboio segue assim os passos do iate real Britannia que, por motivos idênticos, fez a última viagem em 1997. A última viagem do comboio será uma volta ao Reino Unido. Depois disso… é fim de linha.
#Comboio #real #britânico #vai #ser #desativado #última #viagem #está #marcada #para #daqui #dois #anos