O mundo tem assistido a uma evolução assinalável ao nível da robótica. Depois de demonstrar os benefícios da aprendizagem por reforço com uma versão mais rápida do Spot da Boston Dynamics, o Instituto de Robótica e IA partilhou um vídeo de uma impressionante bicicleta robótica. Fantástico veículo ultramóvel!
Veículo ultramóvel pratica um incrível track-stand
O Instituto RAI revelou o seu Ultra Mobile Vehicle (UMV), que é essencialmente um robô de duas rodas concebido para fazer acrobacias, como saltos de coelho sobre mesas.
Também pode conduzir, virar e parar subitamente utilizando uma tecnologia chamada track-stand.
Toda a condução, aterragem, equilíbrio e “track-stands” do UMV são conseguidos através da aprendizagem por reforço.
Por outras palavras, não há um humano ao lado a utilizar um controlo remoto. Poderíamos certamente ver este robô a ter o seu próprio evento tipo X Games num futuro próximo, onde vários deles se enfrentam para ver quem consegue fazer o melhor truque.
Precisamos de tornar os robôs mais inteligentes, mais ágeis e hábeis e, de um modo geral, mais fáceis de utilizar - mais parecidos com as pessoas.
Quando o fizermos, os robôs e outros tipos de sistemas inteligentes aumentarão a produtividade, libertarão as pessoas de trabalhos perigosos, prestarão cuidados aos deficientes e ajudarão as pessoas a viver melhor.
Afirmou Marc Raibert, Diretor Executivo do Instituto de Robótica e IA.
Este avanço na robótica demonstra o potencial de sistemas autónomos em ambientes dinâmicos, abrindo caminho para futuras aplicações em terrenos desafiadores e operações que requerem elevada agilidade e destreza.
#Conheça #incrível #veículo #ultramóvel #UMV #concebido #para #realizar #acrobacias