Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Tecnologia e Ciência > Controlo do iPhone por voz através do Siri? Funcionalidade de IA pode demorar, mas já está em teste em apps do YouTube e WhatsApp – iOS

Controlo do iPhone por voz através do Siri? Funcionalidade de IA pode demorar, mas já está em teste em apps do YouTube e WhatsApp – iOS

A Apple anunciou em 2024, como parte do Apple Intelligence, uma funcionalidade para o assistente Siri que o tornaria mais útil aos utilizadores. Este chama-se App Intents e colocaria o Siri como intermediário entre o utilizador e as aplicações do iPhone, numa interação totalmente por voz ou texto, sem o uso das mãos. No papel, a ideia é simples, através de comandos de voz, seria possível dizer ao assistente para procurar determinada fotografia, editá-la e enviá-la para as redes sociais ou contactos. Ou então, navegar num website de compras, adicionar itens ao cesto e finalizar e pagar as mesmas, mais uma vez apenas com voz. 

Há algum tempo que se espera que os assistentes virtuais tenham este nível de inteligência, para lá do “mudar a faixa de música do Spotify” ou aumentar o volume, que vemos nas colunas inteligentes alimentadas por Siri, Alexa ou Google Assistant. Como aponta Mark Gurman na sua newsletter semanal da Bloomberg, o “insider” da Apple diz que esta tecnologia será chave para o desenvolvimento das próximas inovações de hardware. A capacidade de tornar os equipamentos domésticos mais inteligentes, utilizando comandos de voz de forma mais natural. 

Veja na galeria imagens do Apple Intelligence:

Acertar com o App Intents é o grande objetivo da empresa da maçã e já foram adiados novos produtos que estavam dependentes da funcionalidade inteligente, tais como novas gerações de ecrãs inteligentes. Apesar da frustração de não haver data de lançamento de uma funcionalidade que foi apresentada com “pompa e circunstância” em 2024, a Apple continua a testá-la internamente pela equipa de operações de dados globais. Este grupo faz as comparações entre os outputs do Siri e do Apple Intelligence com os dados crus, procurando erros e relatando informação para potenciais reparos, refere Mark Gurman.   

Fontes internas da Apple apontam que a funcionalidade será lançada juntamente com uma reestruturação da infraestrutura do Siri, apontado para a Primavera e na altura fazer uma uma grande campanha de marketing. É ainda referido que os engenheiros estão a ter dificuldade em garantir que os sistema funciona com um número suficiente de aplicações e ser realmente eficaz a lidar com cenários mais complexos, onde não existem margens para erros, tais como categorias de saúde ou aplicações bancárias. 

Por esse motivo, a Apple está a aguardar pela nova versão do Siri, que neste momento está a ser testado com um conjunto de aplicações selecionadas, incluindo o Uber, AllTrails, Threads, Temu, Amazon, YouTube, Facebook e WhatsApp, assim como as apps da própria Apple e ainda alguns jogos. A fabricante não deverá arriscar e para as aplicações que lidam com dados sensíveis, como apps bancárias, estará a considerar limitações sobre aquilo que o Siri pode fazer, não estando de lado a decisão de simplesmente serem excluídas. 

#Controlo #iPhone #por #voz #através #Siri #Funcionalidade #pode #demorar #mas #já #está #teste #apps #YouTube #WhatsApp #iOS

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *