Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Economia e Finanças > Crédito concedido para a casa cresce há 13 meses, mas número de devedores diminui – Crédito

Crédito concedido para a casa cresce há 13 meses, mas número de devedores diminui – Crédito

O “stock” de crédito para a casa aumentou em janeiro pelo 13.º mês consecutivo. Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, em janeiro, o montante total de empréstimos a particulares cresceu 4,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior e os empréstimos para habitação subiu 415 milhões de euros relativamente a dezembro, totalizando 102,8 mil milhões de euros.

No o mês em que entrarem em vigor novos incentivos à compra da primeira casa por jovens – além da isenção do pagamento de IMT, do imposto do selo e de emolumentos que transitou do ano passado, desde o início do ano que cidadãos até aos 35 anos têm também ao dispor uma garantia pública que facilita o financiamento a 100% – o crescimento do crédito para a habitação foi de 4,1%, face ao mesmo mês no ano anterior, mantendo a trajetória de aceleração há 13 meses consecutivos.

Contudo, o número de pessoas que tem empréstimo ainda não inverteu. “Relativamente ao número de devedores de crédito à habitação, no final de janeiro, estes totalizavam 1,96 milhões, continuando a tendência de descida que se verifica desde julho de 2022”, diz o Banco de Portugal.

(Notícia em atualização)



#Crédito #concedido #para #casa #cresce #há #meses #mas #número #devedores #diminui #Crédito

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *