Cartaz
Já está nos cinemas nacionais o primeiro documentário oficial dos Led Zeppelin. A longa-metragem “O Nascimento da Lenda” retrata os primeiros tempos de uma banda que vendeu mais de 300 milhões de discos.
Jimmy Page pegou numa Gibson Les Paul e criou uma sequência de notas que, ainda hoje, é treinada e recriada por quem toca guitarra elétrica. O tema “Whole Lotta Love” faz parte do álbum Led Zeppelin II, editado em 1969. Foi o segundo disco da banda, que tinha sido criada um ano antes.
É a primeira vez que um documentário sobre os Led Zeppelin conta com a aprovação dos músicos fundadores. Os criadores apostaram no “como tudo começou” e contam, no cinema, O Nascimento da Lenda.
Jimmy Page, que tem agora 81 anos, começou a tocar guitarra ainda na adolescência. Foi dele a ideia de criar uma banda, os New Yardbirds. Convidou Robert Plant, vocalista — hoje com 76 anos; John Paul Jones, baixista, que já completou 79; e John Bonham, o baterista que morreu em 1980, aos 32 anos, vítima de asfixia por excesso de consumo de álcool.
Banda britânica fez sucesso nos EUA
Em 2014, a revista especializada Rolling Stone considerou este tema uma das maiores canções rock de sempre e não foi a única.“Stairway to Heaven”, a música que uma rádio dos Estados Unidos decidiu tocar, ininterruptamente, ao longo de 24 horas, faz parte de Led Zeppelin IV.
É um dos nove discos de estúdio de uma banda que vendeu mais de 300 milhões de discos e deu mais de 600 concertos. Cerca de 45 anos depois de terem terminado, tem mais de 20 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
No Instagram, Jimmy Page tem um 1,5 milhões de seguidores. Foi o primeiro a aceitar que se fizesse o documentário, que estreou no Festival de Cinema de Veneza, há quatro anos.
Sem polémicas, sobre música — os Led Zeppelin ao longo de 122 minutos.
#Lotta #Love #Stairway #Heaven #história #dos #Led #Zeppelin #chega #cinema #nacionais