O conselho de administração da EDP Renováveis aprovou esta terça-feira uma operação de aumento de capital até cerca de 88,3 milhões de euros, através de incorporação de reservas, para a execução do programa de “scrip dividend” (dividendo flexível) previamente anunciado, refere um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Em fevereiro, a administração da EDPR propôs aos acionistas a distribuição de um dividendo de 0,08 euros por ação através de um programa de “scrip dividend”, que permite que os detentores de capital possam ser remunerados com a emissão de novas ações, tal como sucedeu nos dois anos anteriores.
No âmbito do programa, os acionistas têm três opções, a começar por não vender a totalidade ou parte dos seus direitos de incorporação à EDPR ou a terceiros no mercado regulamentado Euronext Lisbon, recebendo assim ações. Podem, em alternativa, vender a totalidade ou parte dos seus direitos de incorporação à EDPR. Por último, podem optar por vender a totalidade ou parte dos seus direitos de incorporação a terceiros no mercado regulamentado Euronext Lisbon. Poderão também “combinar qualquer uma das opções acima mencionadas conforme entenderem”, refere o comunicado.
Desta forma, os acionistas que tenham adquirido as suas ações até 15 de abril de 2025 e que figurem como acionistas nos registos da Interbolsa às 23:59 horas TMG do dia 17 de abril de 2025 (data de registo), terão direito a participar no programa de scrip dividend.
Já as ações da cotada que forem transacionadas a partir de 16 de abril de 2025 não conferirão direito a participar no programa.
A negociação dos direitos de incorporação ao abrigo do programa decorrerá entre 22 de abril e 7 de maio de 2025. Os acionistas da EDPR podem vender os seus direitos de incorporação à sociedade entre 22 de abril e 5 de maio de 2025.
A EDPR prevê que a que a liquidação dos direitos de incorporação vendidos à EDPR ocorra a 12 de maio de 2025 e a emissão de novas ações negociáveis da EDPR e a sua admissão à negociação a 14 de maio de 2025.
A EDP, maior acionista da EDP Renováveis, já indicou que, tal como nos exercícios anteriores, vai optar por receber o dividendo sob a forma de ações, reforçando assim a sua posição.
#EDPR #aprova #aumento #capital #para #programa #scrip #dividend #Dividendos