Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Efeitos secundários da pílula: qual o impacto na saúde mental da mulher?

Efeitos secundários da pílula: qual o impacto na saúde mental da mulher?

Saúde Mental

O receio sobre os efeitos secundários da pílula é antigo, mas na última década as receitas médicas deste anticoncepcional têm diminuido, nomeadamente na Europa Ocidental, onde as mulheres mais jovens estarão a ser influenciadas pelas questões divulgadas nas redes sociais em relação ao impacto na saúde mental.

Efeitos secundários da pílula: qual o impacto na saúde mental da mulher?

Patricio Nahuelhual // GETTY IMAGES

A pílula é o contracetivo mais usado pelas mulheres desde tenra idade, antes mesmo, por vezes, de iniciarem a vida sexual. Nos últimos anos, tem surgido uma preocupação generalizada com os efeitos secundários da pílula a nível da saúde mental, principalmente por causa das redes sociais. No entanto, os estudos que existem não têm conclusões lineares e a contraceção oral continua a ter, para muitas mulheres, mais benefícios do que qualquer potencial efeito secundário.

A folha de papel, também conhecida por bula, que acompanha cada embalagem deste contracetivo, enumera todos os potencias efeitos secundários da toma, que vão desde tromboses, até à depressão. Também nas redes sociais se tem levantado e partilhado estas preocupações, com hashstags como #quittingbirthcontrol.

#Efeitos #secundários #pílula #qual #impacto #saúde #mental #mulher

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *