Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Empresários do setor metalúrgico receiam impacto das tarifas anunciadas por Trump sobre o aço e alumínio

Empresários do setor metalúrgico receiam impacto das tarifas anunciadas por Trump sobre o aço e alumínio

País

Os empresários de metalúrgica portugueses estão preocupados com o anúncio de tarifas de 25% às importações por parte dos Estados Unidos. Dizem que esta situação vai ter um grande impacto económico no setor mas admitem temer também pelas medidas impostas pela Comissão Europeia.

Esta não é a primeira vez que Trump mexe com as taxas sobre o aço e o alumínio. Desta vez decidiu aplicar tarifas de 25% às importações, uma medida que terá impacto no setor em Portugal e que vai abanar negócios nacionais que tinham como um dos principais mercados os Estados Unidos. 

“Ele representa cerca de 12 a 15% da nossa exportação total e, portanto, se de facto isto se vier a verificar e a afetar também os produtos terminados que estamos a enviar para os Estados Unidos. Teremos de buscar outros mercados para compensar”, diz Paulo Sousa, Colep.

No último ano a Colep, empresa de embalagens metálicas, fez mais de quatro milhões de euros de vendas para os Estados Unidos o que representa 15% das exportações totais. 

Em Portugal, o volume de exportações de produtos em aço e alumínio para os Estados Unidos foi superior a 270 milhões de euros. Valores que podem vir a mudar com as novas taxas aduaneiras, mas que não são a única preocupação dos empresário do setor metalúrgico. 

“Mais do que preocupados com as medidas da Casa Branca, [estamos preocupados] com aquilo que são as medidas de verdadeiros tiros nos pés da Comissão Europeia que está agora a anunciar a aplicação de taxas que vão até 47% na importação de determinadas matérias primas que necessitamos no âmbito do aço e do alumínio”, diz Rafael Campos Pereira da associação industrial de metalúrgicos em Portugal.

Em causa estão as medidas de defesa comercial da União Europeia que os empresários acreditam que podem ser ainda mais limitativas do que as da Casa Branca.

Guerra de tarifas que vão obrigar a uma força de aço do setor. 

#Empresários #setor #metalúrgico #receiam #impacto #das #tarifas #anunciadas #por #Trump #sobre #aço #alumínio

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *