“O Natal de Vigo arranca a 31ºC em pleno Verão”, titula El Correo Gallego. Quem não esteja a par do calendário natalício de Vigo, é natural que fique de boca aberta. Mas a verdade é que já é uma tradição da cidade galega, afamada pelas suas celebrações e decorações luminosas de Natal — a tal ponto que atraem milhares de portugueses, chegando a provocar engarrafamentos na fronteira. Para criar expectativa e aumentar o falatório, nada como começar cedo a montar a festa: este ano, as luzes de Natal já estão a ser colocadas a partir desta quarta-feira.
No total, informa a autarquia, serão 12 milhões de luzes LED espalhadas por 460 ruas; isto é, um recorde local em termos de números de luzes e ruas (mais 40 que em 2024). Pela cidade, serão espalhados sete mil motivos ornamentais.
Números luminosos, antecipa o alcaide, que farão do próximo Natal o melhor de sempre de Vigo e ajudarão “a pulverizar o recorde de visitantes”.
Abel Caballero deu simbolicamente início ao processo de montagem das luzes e decorações na Porta do Sol. Para quem se surpreende com tanta antecipação, Caballero tem resposta rápida: “Começamos já a montagem porque tudo está medido, estudado, planificado e organizado; não há improvisos”, diz, citado pelo Xornal de Vigo, órgão oficial da autarquia.
Aliás, até acrescenta: “Já estamos a trabalhar no Natal dos próximos dois e três anos”.
30 de Julho, que comece o Natal
Concello de Vigo
A cidade começou a apostar no período natalício e nas suas luzes em 2018. Uma decisão simples, já sob a gestão de Caballero: colocar Vigo numa espécie de “superliga do Natal”, em que a urbe tem como rivais “Nova Iorque, Londres, Paris e Roma”, lia-se na Fugas em 2023.
Com o número de turistas a crescer — foram 6,3 milhões no ano passado, segundo dados da autarquia —, 2025 traz novidades: para “melhorar a experiência turística” haverá “rotas planificadas”, de “modo a que se poderá optar por diferentes itinerários segundo os dias que dure a viagem”.
O balanço económico do evento também é considerado muito positivo: “mais de 800 milhões de euros de retorno económico”, refere-se. Além do “valor incalculável de marca” para Vigo.
O Natal em Vigo seduz já milhões, especialmente espanhóis e portugueses (fotografia de 2023)
Nelson Garrido
Para bater estes dois recordes este ano, Vigo conta também com outras benesses e garantias. Caballero refere que a cidade tem agora melhores ligações, nomeadamente com o comboio de alta velocidade, além de contar sempre com a capacidade de fidelização de visitantes e de atracção de novos: “Toda a Galiza visita a cidade nessas datas e o Norte de Portugal também descobriu Vigo”, sublinha-se.
Além deste golpe luminoso de avançar o Natal no Verão, prometem-se ainda mais novidades ao longo dos próximos meses.
Já quanto ao dia em que se acendem as luzes é, nas palavras de Caballero, “segredo de Estado”.
#Entra #Agosto #começa #Natal #Vigo #cidade #já #começou #instalar #luzes #Galiza