Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Entre cedências e tensão: o encontro de Trump e Macron sobre a guerra na Ucrânia

Entre cedências e tensão: o encontro de Trump e Macron sobre a guerra na Ucrânia

Guerra Rússia-Ucrânia

O presidente francês foi até à Casa Branca para discutir, com o presidente norte-americano, o caminho para a paz na Ucrânia. Procuraram mostrar-se mais próximos do que nunca, mas as divergências saltaram à vista.

O encontro entre Donald Trump e Emmanuel Macron garantiu a presença da Europa nas negociações para a paz na Ucrânia. Os presidentes francês e norte-americano concordaram no envio de tropas europeias para a Ucrânia, mas discordaram no caminho para o fim da guerra. Macron quer uma solução duradoura e que não prejudica a Ucrânia. Trump fala num cessar-fogo rápido e a qualquer custo.  

Enquanto a maioria dos líderes europeus estava em Kiev, a assinalar os três anos do conflito, Emmanuel Macron foi recebido na Casa Branca por Donald Trump, para discutir um possível acordo de paz. Um encontro de resolução de divergências quanto ao caminho para o fim do conflito, mas onde a tensão entre Europa e Estados Unidos foi impossível de ignorar. 

A reunião entre os dois líderes foi marcada por cedências. Macron admitiu que se retome o diálogo com Putin para a paz e o envio de tropa europeias para a Ucrânia. 

Mas se, na Casa Branca, Macron e Trump até procuraram mostrar-se próximos, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, França e Estados Unidos voltaram a estar em lados opostos do conflito. O Conselho de Segurança aprovou uma resolução para a paz na Ucrânia, mas que apenas toma uma posição neutra sobre o conflito. Foi proposta e redigida pelos norte-americanos. Reino Unido e França abstiveram-se. 

No dia em que se assinalaram os três anos do conflito, Donald Trump anunciou também que Volodymyr Zelensky deve ir à Casa Branca, nas próximas semanas, para assinar um acordo que dará aos Estados Unidos acesso aos minerais ucranianos, em troca de proteção.

#Entre #cedências #tensão #encontro #Trump #Macron #sobre #guerra #Ucrânia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *