Não é apenas a história de Adolescence que lhe está a assegurar sucesso. Afinal, cada episódio da série britânica foi gravado num só take, num total de quatro obras para as quais vale a pena olhar. A Netflix explicou todo o processo!
Apesar de o importante ser o resultado, para a maioria dos espetadores, a verdade é que o processo pode ser tão ou mais impressionante.
Exemplo disso é a série britânica do momento, que está a abalar a Internet e a despertar os encarregados de educação para uma realidade que lhes era alheia.
Disponível na Netflix, a série Adolesccence é composta por quatro episódios de cerca de uma hora, tendo cada um deles sido filmado num só take.
A série decorre ao longo de um período de 13 meses, com cada episódio a concentrar-se num dia específico.
Segundo o diretor de fotografia Matthew Lewis, o formato one-shot funciona "de forma muito diferente do normal".
Demorou algumas semanas a perceber que era apenas uma câmara a mover-se no espaço. Que não havia cortes e que o que quer que fosse filmado era o episódio.
De facto, o ator Ashley Walters, que interpreta o inspetor Bascombe, descreveu a experiência como estando mais num "espaço de teatro do que num espaço de cinema".
[Vídeo original]
Para realizar os episódios de um só take, o elenco ensaia durante algumas semanas para aprender o guião, ambientar-se no cenário e "literalmente percorrer cena a cena".
Depois, na última semana, há 10 oportunidades, duas por dia, para conseguir filmar o episódio.
📽️ Previsivelmente, entregar uma série ou filme neste formato exige engenho, tantos dos técnicos como dos atores.
Segundo a Variety, a britânica Adolescence conseguiu mais de 24,3 milhões de visualizações nos seus primeiros quatro dias na Netflix e é já a série com mais streams nos Estados Unidos.
Importa recordar que esta abordagem de one-shot já foi utilizada antes, em Birdman (2014) e 1917 (2019) - dois filmes premiados pela Academia.
#Episódios #série #momento #foram #filmados #num #só #Netflixexplicacomo