Gastão Elias, um dos três tenistas portugueses que receberam um wild card, justificou, esta terça-feira, a entrada directa no quadro principal do Estoril Open ao apurar-se para a segunda ronda do torneio português que decorre, desde sábado, no Clube de Ténis do Estoril.
Gastão Elias eliminou o promissor norte-americano Learner Tien (69.º) por 2-1, com os parciais de 5-7, 7-5 e 4-6, juntando-se a Nuno Borges nos oitavos-de-final da competição, que perdeu os últimos dois de sete qualifyers lusos. Elias defrontará o vencedor do encontro entre o português Henrique Rocha e o chileno Nicolas Jarry.
Pior sorte que o tenista da Lourinhã, 339.º do ranking ATP, que entrou com importante triunfo na sua oitava participação no Estoril Open (challenger 175) tiveram, na segunda ronda do qualifying, os portugueses Francisco Rocha (709.º) e Tiago Pereira (409.º), afastados pelo russo Alexey Vatutin (333.º) — 6-4, 3-6 e 0-6 — e pelo italiano Giulio Zeppieri (334.º) — 5-7, 6-4 e 2-6, respectivamente.
FANTASTIC WIN!
Gastão Elias gets one of his best wins in years to beat NextGen superstar Learner Tien 5-7, 7-5, 6-4 and reach the second round!
Our first main draw win of the week and Elias’ first in this tournament since 2017! pic.twitter.com/C6Y3Lr2lOk
— Millennium #EstorilOpen (@EstorilOpen) April 29, 2025
O algarvio Tiago Pereira forçou um terceiro set, depois de ter sofrido um break quando servia para o 6-6 no primeiro parcial e de ter vencido a segunda partida, acabando eliminado após duas horas – fica, agora, a aguardar por uma eventual repescagem como terceiro “lucky loser”. Francisco Rocha cedeu face ao russo Vatutin ao fim de 1h55m.
Depois da eliminação de Pedro Araújo e João Graça, na ronda inaugural do qualifying, o contingente português no quadro principal do Estoril Open fica reduzido a Nuno Borges, Gastão Elias e ainda Jaime Faria e Henrique Rocha.
You can smile, @GastaoElias.
What a win! pic.twitter.com/Rwgo6AbU0H
— Millennium #EstorilOpen (@EstorilOpen) April 29, 2025
Nuno Borges, terceiro cabeça de série e o mais categorizado entre os portugueses, defronta na quinta-feira o vencedor do encontro entre o húngaro Marton Fucsovic (130.º) e Giulio Zeppieri.
Na quarta-feira, dia marcado pela primeira aparição de tenistas como o brasileiro João Fonseca, Pedro Martínez, Miomir Kecmanovic ou Jan-Lennard Struff, entram em cena os wild card lusos Jaime Faria (105.º) e Henrique Rocha (198.º), que terão de superar o espanhol Zapata Miralles (380.º) e o chileno Nicolas Jarry (57.º), respectivamente.
#Estoril #Open #Gastão #Elias #elimina #Tien #juntase #Nuno #Borges #segunda #ronda #Ténis