Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias gerais > EUA: casos de sarampo aumentam 20% em três dias no Texas e Novo México | Saúde

EUA: casos de sarampo aumentam 20% em três dias no Texas e Novo México | Saúde

As autoridades de saúde do Texas e do Novo México anunciaram esta sexta-feira que o número de casos de sarampo naqueles dois estados norte-americanos subiu 20% desde a última contabilização, três dias antes, e os peritos alertam que o surto poderá intensificar-se em breve.

O Texas conta agora 400 casos de sarampo, 270 dos quais no condado de Gaines, onde o actual surto começou. O número de mortes mantém-se em duas, incluindo a de uma criança. O Novo México, estado vizinho do Texas, tem agora 44 casos.

Kansas e Oklahoma também anunciaram casos relacionados com o surto texano. A nível nacional, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa), cuja contagem ainda não reflecte os números anunciados esta sexta-feira no Texas e no Novo México, lista 483 casos confirmados de sarampo, com um acréscimo de 105 face à semana anterior.

Sapna Singh, médica responsável pelos serviços pediátricos estaduais do Texas, diz estar preocupada com o crescimento do contágio em zonas onde a doença ainda não estará a ser detectada, e que as férias e festividades das próximas semanas, nomeadamente a Páscoa, poderão agravar a crise sanitária.

O sarampo estava praticamente erradicado nos Estados Unidos no início do século. No entanto, a doença regressou com a quebra das taxas de vacinação. No condado de Gaines, epicentro do actual surto, apenas 80% da população está vacinada, muito abaixo dos 95% apontados como limiar da imunidade de grupo.

Robert F. Kennedy Jr., secretário da Saúde da Administração Trump, considera que o combate ao surto de sarampo é a prioridade das autoridades sanitárias norte-americanas, mas tem evitado apelar à vacinação contra a doença.

Este ano foram já detectados casos de sarampo em 20 estados norte-americanos.

#EUA #casos #sarampo #aumentam #três #dias #Texas #Novo #México #Saúde

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *