Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Evolução em Portugal: taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2%

Evolução em Portugal: taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2%

Economia

Explicador

Os dados revelados pelo INE mostram que é o valor mais alto da poupança desde 2021, ano em que foi atingido o máximo histórico por altura da pandemia. João Duque explica a evolução da poupança das famílias portugueses ao longo dos anos.

A taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2%, no último trimestre do ano passado. O aumento da taxa de poupança foi impulsionado por um crescimento de 3,1% do rendimento disponível bruto das famílias no quarto trimestre de 2024, que foi superior ao aumento da despesa de consumo final das famílias, que se situou nos 1,9%. João Duque, economista e comentador da SIC, explica a evolução da poupança ao longo dos anos em Portugal.

“Normalmente é um sinal de crise. Quando as pessoas se sentem muito inseguras, poupam mais. E isso acontece regularmente. (…) Agora, não se pode dizer que esse seja talvez o motor mais importante da poupança verificada, mas mais associado a um aumento do rendimento disponível”, refere João Duque.

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) destacam também o contributo positivo dos impostos para o crescimento do rendimento disponível das famílias, como resultado da redução do IRS pago pelas famílias devido à aplicação de novas tabelas de retenção na fonte desempenhou um papel importante.

Os dados revelados pelo INE mostram que é o valor mais alto da poupança desde 2021, ano em que foi atingido o máximo histórico por altura da pandemia.

“Pouparam e tinham razões para isso. Estavam muito inseguros, por um lado, e depois não saíam de casa para gastar. E muitos tiveram o benefício de ter o rendimento totalmente protegido. Portanto, as pessoas estavam em casa, não gastavam, e tinham o dinheiro todo e, portanto, gastavam menos, quase que uma poupança forçada”, explica o comentador da SIC.

Apesar dos resultados positivos no final de 2024, a sustentabilidade deste nível elevado de poupança dependerá da evolução económica e social nos próximos trimestres.

A inflação continua a ser um fator crítico para o poder de compra das famílias e pode condicionar tanto o consumo como a capacidade para poupar. Além disso, eventuais alterações nas políticas fiscais ou nas condições laborais poderão impactar diretamente o rendimento disponível.

#Evolução #Portugal #taxa #poupança #das #famílias #aumentou #para

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *