Mundo
A $TRUMP, lançada este ano, oferece aos seus maiores detentores a oportunidade de participar num jantar com Trump. O valor da criptomoeda aumentou após o anúncio do evento, gerando críticas sobre possíveis influências indevidas ao presidende norte-americano.

Nathan Howard
A empresa familiar do Presidente norte-americano já encaixou mais de 320 milhões de dólares (283 milhões de euros) em taxas de negociação de uma criptomoeda ‘meme’ promovida nas redes sociais com promessas de encontros com Donald Trump.
A criptomoeda ‘meme’ do Presidente ($TRUMP), que ao contrário de meios de pagamento tradicionais não tem garantia fiduciária de uma entidade financeira, é comercializada ‘on-line’ desde o início deste ano e a empresa de análise de blockchain Chainalysis calcula que desde então gerou mais de 320 milhões de dólares em taxas para os seus promotores.
Trump está agora a promover um evento em que participará pessoalmente no dia 22 de maio, e os 220 maiores detentores desta criptomoeda ‘meme’ irão ao jantar, no clube de golfe de Trump na zona de Washington.
Os 25 maiores detentores participarão ainda numa receção onde poderão previamente conhecer Trump.
“Diga ao Presidente quantas moedas $TRUMP VOCÊ possui!”, refere o site da moeda ‘meme’.
De acordo com a AP, a negociação da criptomoeda ‘meme’ aumentou depois de o jantar ter sido anunciado pela primeira vez, tal como o preço.
A Bitcoin, a criptomoeda mais popular do mundo, nasceu após a crise financeira de 2008 como uma moeda digital que não deveria ser controlada por bancos ou
Venda sem intermediários
As moedas ‘meme’ de Trump podem ser negociadas num mercado descentralizado, sem intermediários.
Quando a criptomoeda $TRUMP foi lançada, os seus criadores libertaram inicialmente 20% do total planeado de 1.000 milhões de unidades.
Metade destes 20% foram vendidos diretamente ao público e a outra metade colocada numa ‘pool’ de liquidez, uma espécie de bolsa.
De acordo com o site, da $TRUMP, a CIC Digital, parte da Trump Organization, e outra empresa recebem “receita de negociação derivada de atividades de negociação” das criptomoedas.
Através da ‘pool’ de liquidez, os criadores das moedas ‘meme’ de Trump ganham dinheiro cobrando pequenas taxas em cada operação.
A Chainalysis estima que os criadores da $TRUMP ganharam mais de 1,3 milhões de dólares em taxas de negociação na semana seguinte ao anúncio do jantar.
O valor da criptomoeda saltou de cerca de 9 dólares para cerca de 14 dólares logo após o anúncio.
Os restantes 80% das moedas meme de Trump, que ainda estão bloqueadas, foram alocadas à CIC Digital e a outra empresa.
Um acordo ético proíbe Trump de tomar decisões “quotidianas” na Trump Organization enquanto for Presidente e limita as informações financeiras sobre os negócios que podem ser partilhadas com ele.
Os críticos da incursão de Trump nas moedas ‘meme’, que incluem vários democratas, dizem que a natureza pseudónima da criptomoeda dá a oportunidade de tentar influenciar indevidamente o Presidente através da compra dos seus ativos digitais.
O próprio site da moeda ‘meme’ de Trump garante àqueles que se inscreverem no concurso que o seu nome legal completo e informações de contacto “nunca serão exibidos publicamente”.
#Família #Trump #já #encaixou #milhões #euros #venda #criptomoedas #meme