Na madrugada desta quarta-feira, a federação de Braga do PS chumbou a lista de candidatos a deputados proposta pela sua presidência. Foram 38 votos contra e 31 votos a favor, segundo apurou o PÚBLICO.
A lista apresentada pelo presidente da federação de Braga tinha como número 1 a ex-eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais e em número 2 Hernâni Loureiro, que é o chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos. Seguiam-se os nomes de Pedro Sousa, Irene Costa, Paulo Silva e Jorge Costa. No ano passado, o PS elegeu seis deputados em Braga. Jorge Costa, do PS de Famalicão, não chegou a ser eleito porque era o sétimo da lista.
Agora, fica um bico-de-obra para o secretário-geral decidir. Ao que o PÚBLICO apurou, a intenção da presidência da federação era enviar a lista chumbada para o Largo do Rato.
Braga era um dos dois círculos em que José Luís Carneiro, adversário de Pedro Nuno nas eleições internas, admitia concorrer. Mas perante a intenção da federação de colocar em primeiro lugar Isabel Estrada Carvalhais – e tendo em conta o menor número de mulheres que este ano são cabeças-de-lista – Pedro Nuno Santos convidou José Luís Carneiro para ser cabeça-de-lista por Coimbra.
A Renascença e o Observador noticiaram que José Luís Carneiro recusou ser cabeça-de-lista por Coimbra. Em entrevista na semana passada ao programa Vichyssoise da Rádio Observador, Carneiro tinha reafirmado as suas condições. Como o secretário-geral já tinha escolhido para cabeça-de-lista Fernando Araújo, o ex-director do SNS, restava Braga. Ao não aceitar ser cabeça-de-lista por Coimbra, José Luís Carneiro sinalizou que admitia não vir a integrar a lista de deputados do PS, apesar de ter sido aconselhado a aceitar por alguns dos seus apoiantes.
A bola está agora do lado do secretário-geral. Ou impõe José Luís Carneiro em Braga – sendo que Carneiro foi no ano passado cabeça-de-lista em Braga e a federação chumbou a proposta da sua presidência – ou não vai contar com o seu opositor interno nas listas para as eleições de 18 de Maio. Ao que o PÚBLICO apurou, Pedro Nuno Santos quer contar com o adversário nas listas. A presença torna-se mais importante numa altura em que Fernando Medina também se auto-excluiu. O filme das listas de Braga será resolvido necessariamente durante o dia desta quarta-feira, a tempo dos nomes serem aprovados pela comissão política nacional, que se reúne à noite.
#Federação #Braga #chumba #lista #proposta #pelos #órgãos #locais #Legislativas