CINEMA
Sede de Viver
Nos Studios, sábado, 21h15
Realizado por George Clooney e protagonizado por Ben Affleck (nomeado para um Globo de Ouro por este papel) e Tye Sheridan, é uma adaptação das memórias de J.R. Moehringer. Começa em 1972, quando ele tem nove anos. Muda-se para a casa do avô em Long Island, mas é no tio Charlie que encontra uma figura paternal. Desponta um escritor.
A Noite Passada em Soho
SyFy, sábado, 21h30
Eloise é uma jovem tímida com uma grande paixão por design de moda que, um dia, se vê transportada para o Soho, na década de 1960, encarnando inexplicavelmente no corpo de Sandy, uma cantora que luta por vingar na noite londrina. Este thriller psicológico de Edgar Wright (Shawn of the Dead) foi um dos filmes mais aclamados e surpreendentes de 2021. Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy e Matt Smith ocupam os papéis principais.
O Herói de Hacksaw Ridge
AMC, sábado, 22h10
Desmond T. Doss (Andrew Garfield) alista-se no exército dos EUA durante a II Guerra Mundial. Desdenhado por alguns colegas, mostrará a sua bravura ao salvar 75 homens, abandonados à morte em território inimigo, na batalha de Okinawa (Japão), sem pegar em armas nem disparar um tiro. Tornar-se-á o primeiro opositor de consciência a receber a Medalha de Honra do Congresso. O filme de Mel Gibson, que conta ainda com Vince Vaughn, Sam Worthington e Hugo Weaving no elenco, esteve nomeado para seis Óscares e arrecadou dois, em categorias técnicas.
Austin Powers – O Espião Irresistível
Star Comedy, sábado, 22h30
Dois anos depois do sucesso de Austin Powers, o Agente Misterioso (1997), o realizador Jay Roach e o actor cómico Mike Myers voltaram a juntar-se para esta segunda aventura do espião mais cool, espampanante e psicadélico. Agora, tem de viajar no tempo, até 1969, para resgatar a sua virilidade e salvar o mundo das vilanias do Dr. Evil. Esteve nomeado para o Óscar de melhor caracterização e valeu a Madonna e a William Orbit um Grammy pela canção Beautiful stranger. A paródia continua amanhã, à mesma hora, com Austin Powers em Membro Dourado (2002), em que Beyoncé surge como deuteragonista.
Todo o Tempo Que Temos
TVCine Top, domingo, 14h30
Este drama romântico segue Almut (Florence Pugh) e Tobias (Andrew Garfield) desde o momento em que ela o atropela acidentalmente. Podia ter sido trágico, mas é o pretexto para o início de uma história de amor. Acompanhamo-la por mais de uma década, assistindo às suas conquistas e fracassos, alegrias e tristezas. Mas há um desafio verdadeiramente difícil de ultrapassar que vai mudar tudo radicalmente. O argumento é de Nick Payne; a realização, de John Crowley (Brooklyn, O Pintassilgo).
Eu Amo-te Phillip Morris
Star Life, domingo, 22h20
Steven Russel (Jim Carrey) passou metade da vida fiel ao estereótipo do “homem perfeito”: bom cristão, marido exemplar, pai dedicado. Tudo se altera quando, após um acidente de carro, se dá a grande epifania da sua vida e se assume homossexual. Determinado a mudar de rumo, deixa tudo e parte para a Florida, onde monta um esquema de pedidos de indemnizações que lhe garantem um luxuoso estilo de vida.
Tudo parece correr-lhe de feição até ser preso por fraude. É ao cumprir pena que encontra Phillip Morris (Ewan McGregor), por quem sentirá imediatamente um amor arrebatado que o levará às mais inconsequentes e arriscadas decisões da sua vida. Baseado num livro do jornalista Steven McVicker sobre a história verídica de um vigarista americano que se tornou famoso nos anos 1990, é a estreia na realização da dupla de argumentistas Glenn Ficarra e John Requa.
DOCUMENTÁRIOS
Titanic: Renascimento Digital
National Geographic, sábado, 13h42
“Esta réplica digital é a coisa mais impactante desde que os destroços foram encontrados pela primeira vez”, diz-se a certa altura, a propósito de uma simulação que permite recriar o Titanic tal como se encontra no leito do Atlântico Norte. À aproximação do 113.º aniversário do naufrágio (15 de Abril), o National Geographic estreia este documentário que mapeia o transatlântico ao pormenor, em alta resolução e a três dimensões.
Astrakan 79
TVCine Edition, sábado, 22h
Aos 57 anos, Martim Santa Rita confronta-se com o seu passado. Filho de militantes comunistas convictos, em Setembro de 1979, com apenas 15 anos, foi enviado para a cidade russa de Astrakan, no norte do Cáucaso, para prosseguir os estudos. Mais de quatro décadas depois, decide partilhar, pela primeira vez, essa experiência com o seu filho Mateus. Com produção Laranja Azul/Terratreme e realização da documentarista Catarina Mourão, Astrakan 79 teve a sua estreia internacional na secção Burning Lights do Festival suíço Visions du Réel, em 2023, e recebeu o prémio de melhor realização para longa-metragem portuguesa no IndieLisboa.
Portugal no Mundo – Círio de Nazaré
RTP1, domingo, 11h29
Documentário de Tiago Góes Ferreira sobre o Círio de Nazaré, tradição religiosa brasileira que se cumpre em Belém do Pará, ao segundo domingo de Outubro. Esta procissão mariana, em honra de Nossa Senhora da Nazaré, é a maior festa católica do Brasil e uma das maiores do mundo, com cerca de dois milhões de devotos reunidos anualmente.
Vida Selvagem: Côa Mais Selvagem
SIC, domingo, 12h
Estreia. Abutre-preto, águia-real, lobo-ibérico e sapo-corredor estão entre as espécies do vale do Côa que o realizador João Cosme apanhou durante um ano de meio de filmagens. O resultado é o documentário Côa Mais Selvagem. Ao longo de 55 minutos, não só dá a ver os animais que habitam este território como revela o produto do trabalho ali levado a cabo pelo projecto ambientalista Rewilding Portugal.
Vivant
Odisseia, domingo, 16h
Yann Arthus-Bertrand, o premiado fotógrafo, realizador e ambientalista francês que nos deu Home – O Mundo É a Nossa Casa, Humanos, Woman – Mulher e Legacy, assinou, em 2023, este documentário concentrado na biodiversidade de um único país, o seu. Vai “do mais minúsculo ao superpredador, da minhoca à baleia, da folha de erva à maior árvore”, descreve o Odisseia, que o estreia no âmbito do especial de programação Mês da Terra.
Vivant
Yann Arthus-Bertrand
MUSICAL
Orphea in Love
RTP2, sábado, 22h01
O mito grego de Orfeu e Eurídice é reinventado num espectáculo que, segundo a sinopse, “fica tão perto de um Flashdance [o filme de 1983] como de Gluck [compositor da ópera Orfeu e Eurídice]”. Neste caso, ela é uma cantora talentosa a trabalhar num call center; ele, um criminoso de rua que se expressa através da dança. Apaixonam-se, são abalados por uma tragédia e ela tem de enfrentar demónios do passado para resgatar o seu amor. A soprano estónia Mirjam Mesak e o bailarino Guido Badalamenti dão vida ao par romântico.
MÚSICA
Europa Concerto a partir de Barcelona
RTP2, domingo, 22h50
Todos os anos, de há três décadas a esta parte, que a Orquestra Filarmónica de Berlim celebra o aniversário da sua fundação, que remonta a 1882, com o Concerto Europa, a 1 de Maio. Em 2023, teve como cenário a Sagrada Família, a basílica inacabada de Gaudí, em Barcelona. Ali ecoaram, sob a regência do maestro Kirill Petrenko, várias obras de Mozart, um apelo à paz composto pelo ucraniano Valentin Silvestrov e o Requiem para Cordas de Toru Takemitsu.
INFANTIL
Jonny Jetboy
Panda, sábado, 20h30
Novas aventuras de Jonny, o miúdo do agregado familiar super-heróico (incluindo a tartaruga) que se move em jactos. É uma criação de Keith Chapman, criador de êxitos como Patrulha Pata ou Bob, o Construtor.
Os Sete Anões e os Sapatos Mágicos (VP)
Panda Kids, domingo, 13h30
Imortalizado pelos irmãos Grimm no século XIX, o famoso conto de fadas ganhou, em 2019, uma nova versão nesta paródia sul-coreana dirigida por Sung-ho Hong, com Moo-Hyun Jang e Young Sik Uhm como co-realizadores. Uns príncipes foram transformados em anões e sabem que só o beijo da mulher mais bonita do mundo pode quebrar o feitiço. Acontece que, por essa altura, uma princesa encontra uns sapatos vermelhos mágicos que fazem dela a mais linda das donzelas – o que, obviamente, a coloca na mira dos anões.
#Fimdesemana #Phillip #Morris #Vivant #Côa #Mais #selvagem #Televisão