Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas na noite desta quarta-feira, seis com gravidade, num ataque com uma granada num bar comunitário na cidade de Grenoble, Sudeste de França, incidente descartado até agora pelas autoridades francesas como tendo motivação terrorista.
O procurador de Grenoble, François Touret de Coucy, disse não ter pistas sobre o que motivou o ataque, embora as autoridades tenham descartado, a priori, a hipótese de terrorismo. Dos seis feridos graves, nenhum corre risco de vida.
O ataque ocorreu por volta das 20h15 locais (19h15 em Portugal continental) e provocou uma explosão num bar da rua Claude-Kogan, no bairro da Vila Olímpica, para onde foram mobilizados 80 bombeiros e 20 viaturas de emergência.
Segundo François Touret de Coucy relatou aos jornalistas no local, o autor do ataque entrou no bar, que se encontrava cheio, lançou a granada e fugiu sem dizer “uma palavra”. Continua em fuga, sendo possível que esteja armado. O “acto de extrema violência”, acrescentou, “pode estar relacionado com um ajuste de contas”, cita o Le Monde, mas ainda não são conhecidos mais detalhes.
O presidente da câmara de Grenoble, Éric Piolle, condenou na rede social X o que descreveu como “um acto criminoso de uma violência sem precedentes”. “Estamos a acompanhar de perto a situação. O município disponibilizará a sua ajuda, como sempre”, garantiu.
Je condamne avec la plus grande fermeté l’acte criminel d’une violence inouïe qui s’est produit dans un commerce du quartier du Village Olympique qui a causé plus de 10 blessés dont plusieurs graves.
Je remercie les forces de secours et de sécurité pour leur intervention rapide.
— Éric Piolle (@EricPiolle) February 12, 2025
#França #ataque #granada #num #bar #Grenoble #provoca #feridos #França