Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Cultura e Entretenimento > França julga lenda do cinema Gérard Depardieu por agressões sexuais – Showbiz

França julga lenda do cinema Gérard Depardieu por agressões sexuais – Showbiz

O gigante do cinema francês Gérard Depardieu compareceu num tribunal de Paris esta segunda-feira (24) por alegadas agressões sexuais contra duas mulheres durante a rodagem de uma longa-metragem em 2021, no primeiro caso que vai a julgamento.

Depardieu, de 76 anos, vestido de preto, entrou no Tribunal Correcional de Paris, apoiado no ombro do seu advogado, Jéremie Assous, cerca de 20 minutos antes do início do julgamento, com dezenas de protestantes à entrada. Em outubro, os problemas de saúde do réu forçaram o adiamento.

“Este julgamento permitir-nos-á confrontar as acusações com a realidade, com as testemunhas e com as circunstâncias dos factos. Desta forma, seremos capazes de demonstrar, sem sombra de dúvida, que todas as acusações são falsas”, disse o advogado.

Depardieu, que fez mais de 200 filmes e séries de televisão, é a figura de maior destaque a enfrentar acusações de violência sexual na resposta do cinema francês ao movimento #MeToo. Em tribunal, teve o apoio da presença da atriz Fanny Ardant, uma colega e amiga de longa data.

Os factos em julgamento ocorreram durante a rodagem de “Les Volets Verts”, de Jean Becker. Uma cenógrafa de 54 anos e uma assistente de realização de 34 anos acusam-no de agressão, assédio e insultos sexistas.

A primeira mulher, chamada Amélie, afirma que durante a rodagem em setembro de 2021 numa mansão em Paris, o ator gritou que queria um “ventilador” porque já não conseguia “ter uma ereção” devido ao calor.

O ator gabou-se de poder “dar orgasmos às mulheres sem lhes tocar” e que, uma hora depois, ele a “agarrou brutalmente” e apalpou a sua cintura, barriga e seios, enquanto fazia “comentários obscenos”, segundo o relato da queixosa.

Sarah (pseudónimo) foi a assistente de realização do filme e também denunciou a lenda do cinema francês por tocar duas vezes nos seus “seios e nádegas” em agosto de 2021, disse ao ‘site’ de investigação Mediapart.

Presente no tribunal, Anouk Grinberg, uma das atrizes do filme, disse anteriormente à agência France-Presse (AFP) que o ator usava “palavras obscenas”.

“Quando os produtores contratam Depardieu para trabalhar num filme, sabem que estão a contratar um agressor”, acusou.

Jornadas de seis horas

Charlotte Arnould cumprimenta Anouk Grinberg esta segunda-feira

” data-title=”França julga lenda do cinema Gérard Depardieu por agressões sexuais – SAPO Mag”>

Charlotte Arnould cumprimenta Anouk Grinberg esta segunda-feira

O julgamento estava marcado para outubro, mas o réu não compareceu, alegando sequelas de uma cirurgia cardíaca e diabetes, agravadas pelo stress do julgamento que se aproximava.

Segundo o seu advogado, o julgamento deve ser organizado de forma a que as sessões não excedam seis horas e que os intervalos sejam feitos “quando Gérard Depardieu precisar”.

Eventuais ajustes serão detalhados no início do julgamento, afirmou o Ministério Público à AFP.

Carine Durrieu-Diebolt, advogada de uma das queixosas, afirmou que o perito garantiu que o réu estava com “boa, até mesmo muito boa saúde, em termos de problemas cardíacos e diabetes”.

Vinte mulheres acusaram a estrela de cinema internacional francesa de comportamento semelhante, mas a maioria das queixas foi rejeitada devido ao prazo de prescrição.

A atriz francesa Charlotte Arnould foi a primeira a registar uma queixa e também foi vista esta segunda-feira no tribunal. Em agosto, o Ministério Público de Paris solicitou que o ator fosse julgado por violação e agressão sexual neste caso.

“Nunca, jamais abusei de uma mulher”, disse o ator numa carta aberta publicada pelo jornal Le Figaro em outubro de 2023.

#França #julga #lenda #cinema #Gérard #Depardieu #por #agressões #sexuais #Showbiz

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *