Olhares pelo Mundo
As novas medidas entram em vigor para reduzir o risco de cancro, criar uma geração sem tabaco e combater problemas ambientais.
França proíbe fumar nas praias, parques, em frente às escolas e noutros espaços públicos a partir desta terça-feira, 1 de julho, para reduzir o risco de cancro e criar uma geração sem tabaco.
Além das praias, parques e em frente a escolas, a proibição aplicar-se-á também a paragens de autocarro, jardins públicos, em frente a bibliotecas, piscinas e instalações desportivas ou locais de atividades para jovens. Isentará as esplanadas de cafés e não se aplicará aos cigarros eletrónicos.
O consumo de tabaco mata 75 mil pessoas em França por ano, o equivalente a 200 pessoas por dia, informou o Ministério da Saúde francês, acrescentando que o custo social ascende a 150 mil milhões de euros por ano. Em 2023, 15,6% dos jovens com 17 ou mais anos fumavam diariamente.
O objetivo da proibição é dar aos jovens a ideia de que fumar não é normal, disse Philippe Bergerot, presidente da Liga Contra o Cancro, que defende que, se os jovens não virem pessoas a fumar regularmente, irão gradualmente deixar de fumar ou nunca fumar mesmo.
O problema ambiental
Além da saúde, há as questões ambientais como as pontas de cigarro no chão e areia. Estima-se que são acumuladas anualmente 20.000 a 25.000 toneladas.
Mas pode demorar algum tempo até que as pessoas tomem conhecimento da nova regra, “No primeiro ano, penso que será bastante difícil impor penalizações diretamente”, disse Corinne Denis, administradora da praia de La Baule.
Países europeus tentam contrariar o fumo
O tabagismo em França está em níveis historicamente baixos, com pouco menos de um quarto das pessoas entre os 18 e os 75 anos a fumar diariamente, de acordo com um relatório recentemente publicado pelo Observatório Francês de Drogas e Tendências de Dependência. Esta é a taxa mais baixa desde que o observatório começou a manter registos no final da década de 1990.
O Reino Unido proíbe fumar nos espaços públicos fechados enquanto algumas regiões espanholas proibiram fumar nas praias. A Suécia já foi mais longe e proibiu o fumo em esplanadas de restaurantes ao ar livre, paragens de autocarro, plataformas ferroviárias e pátios de escolas desde 2019.
Em Portugal, é proibido fumar em frente a escolas e hospitais desde 2023. As novas regras para o tabaco aquecido entraram em vigor em janeiro de 2024.
#França #proíbe #fumar #praias #parques #para #criar #uma #geração #sem #tabaco