Guerra no Médio Oriente
Explicador
O comentador da SIC Manuel Poêjo Torres revela que encontro entre Trump e Netanyahu trouxe um plano radical para Gaza e uma troca de favores com ambições políticas.
Na visita a Washington, Netanyahu e Trump discutiram o “dia seguinte” para Gaza. Segundo o comentador da SIC, o plano passa por transformar a região num centro económico e forçar a deslocação da população palestiniana.
O terceiro encontro entre o Presidente norte-americano e o primeiro-ministro israelita em menos de seis meses, acontece enquanto decorrem negociações para um cessar-fogo em Gaza e na sequência dos bombardeamentos norte-americanos e israelitas a instalações nucleares iranianas. Trump oferece apoio diplomático e pressão internacional, Netanyahu retribui com o apoio junto do Comité para o Prémio Nobel.
“Aquilo que acontece aqui é a troca de favores políticos”, resume Poêjo Torres.
Segundo Manuel Poêjo Torres, o plano traçado prevê transformar Gaza numa nova zona de investimento económico e financeiro. Mas à população palestiniana restariam apenas duas opções:
“Ou permanecerão em Gaza, numa zona de refugiados confinada apenas a Rafah, ou terão a oportunidade de sair para países do Golfo.”
A ideia seria negociar com Estados árabes do Golfo a receção de parte da população de Gaza, numa espécie de acordo regional para relocalização de refugiados.
Além do conflito no Médio Oriente, os últimos desenvolvimentos relacionados com a guerra na Ucrânia, são outras questões abordadas no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45.
#Gaza #não #será #mais #casa #dos #palestinianos #acordo #informal #entre #Trump #Netanyahu