Gouveia e Melo continua a ser o favorito a vencer as eleições presidenciais de janeiro de 2026, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, a TSF e a TVI/Newsportu. Apesar de baixado ligeiramente face aos valores de janeiro, surge destacado na liderança das intenções de voto para uma eventual segunda volta.
O almirante na reserva ficaria em primeiro (35,9%), com mais dez pontos do que Luís Marques Mendes (25,5%), se o candidato socialista fosse António José Seguro (14,1%). Mas a vantagem de Gouveia e Melo (32,2%) sobre o social-democrata (24,8%) ficaria reduzida a sete pontos se o PS optasse por António Vitorino (20,7%). O militar também vence todos os adversários em eventuais cenários de segunda volta, com uma vantagem que supera a margem de erro (mais ou menos 5%).
De acordo com a sondagem Luís Marques Mendes, que já apresentou formalmente a sua candidatura, surge em segundo lugar, tendo reduzido a distância face a Gouveia e Melo, numa possível segunda volta, relativamente à última sondagem. André Ventura aparece em quarto lugar, com cerca de 12% das intenções de voto, seguido de Mariana Leitão (cerca de 2%) e Jerónimo de Sousa (cerca de 1,8%), embora o antigo líder comunista não tenha uma candidatura formalmente apresentada.
#Gouveia #Melo #lidera #corrida #Belém #Vitorino #melhor #Seguro