O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões será palco esta terça feira, 15 de abril, da cerimónia de lançamento da primeira pedra da Bacia Oceânica do Hub Azul de Leixões, que contará com a presença da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.
A ser edificada na Plataforma Logística II do Porto de Leixões, a Bacia Oceânica “é um equipamento de vanguarda e um dos maiores da Europa para teste de tecnologia oceânica”, num investimento estimado em mais de 12 milhões de euros, que é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Hub Azul Leixões (HAL) é um dos polos do Hub Azul, formado por um grupo de organizações liderado pelo INESC TEC (instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência da Universidade do Porto) com o objetivo de desenvolver e testar tecnologias oceânicas em favor de uma economia azul sustentável.
Participam ainda no consórcio o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), o Fórum Oceano, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Câmara de Matosinhos.
O HAL, explica, “contribui também para a monitorização e gestão dos ecossistemas marinhos e tem várias valências que visam promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para as atividades do mar e atender às necessidades do mercado da economia do mar e às tendências para novos modelos económicos mais digitais e amigos do planeta”.
#Hub #Azul #milhões #arranca #amanhã #Leixões #Tecnologias