A polícia de Essex confirmou, esta terça-feira, que recuperou três dos quatro corpos das vítimas mortais da queda do avião no aeroporto de Southend, ocorrida no domingo passado. O aeroporto continuará encerrado até nova ordem.
A Sky News avança que as vítimas do acidente foram o comandante e co-piloto do avião de transporte médico, ambos holandeses, uma enfermeira natural do Chile e um médico, estes últimos de nacionalidade alemã.
Vários meios de comunicação social avançam que a enfermeira é Maria Fernanda Rojaz Ortiz, de 31 anos, e o médico, de 46, seria Matthias Eyl.
O avião, que provocou uma grande bola de fogo no aeroporto pouco depois de descolar, teria acabado de deixar um paciente para tratamento médico no Reino Unido e estaria de regresso aos Países Baixos.
A polícia de Essex confirmou que todas as vítimas mortais eram estrangeiras, bem como a ocupação de cada uma. No entanto, não confirmará oficialmente a identidade das vítimas até que seja feita a identificação formal pelo médico legista.
Um dos corpos ainda está por recuperar, mas as autoridades continuarão os esforços de busca nas próximas 24 horas. Ademais, estarão a trabalhar em colaboração com a Air Accident Investigation Branch (AAIB), não só na recuperação do corpo, mas também no exame dos destroços e recolha de provas, avança igualmente a Sky News.
“Os amigos e as famílias das pessoas que perderam a vida no domingo estão no centro das nossas atenções. A nossa equipa continua a trabalhar em estreita colaboração com a AAIB para apoiar o seu trabalho. Gostaríamos de agradecer aos nossos passageiros e à comunidade local pela sua compreensão durante este período”, avançou um porta-voz do aeroporto britânico.
Apelos a donativos e testemunhas oculares
A polícia de Essex deixou ainda um apelo para que qualquer pessoa que possa ter testemunhado ou gravado o acidente, pedindo que entre em contacto com as autoridades. “Tudo o que estamos a fazer tem como objectivo encontrar e preservar as provas físicas e electrónicas. Temos esperança que ajudem a construir uma imagem precisa do que aconteceu”, explicou o superintendente Morgan Cronin.
Uma das testemunhas oculares, John Johnson, que no momento estaria acompanhado da mulher e dos filhos, afirmou ter visto uma “grande bola de fogo a explodir no céu” enquanto o avião se aproximava do chão. “Descolou e cerca de três ou quatro segundos depois, inclinou-se muito para a esquerda. Poucos segundos depois, inverteu-se e despenhou-se de cabeça para o chão”, acrescentou.
Gerou-se, desde domingo, uma grande onda de solidariedade para com as vítimas e familiares do acidente. Nomeadamente, foi criada uma página GoFundMe para angariar dinheiro para os familiares de Maria Ortiz. Até terça-feira à noite, foram angariadas 5800 libras esterlinas, cerca de 6692 euros.
#Identificadas #quatro #vítimas #mortais #queda #avião #aeroporto #Southend #Reino #Unido