Como já manda a tradição, a maior festa de bacalhau de Ílhavo decorre no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
De 13 a 17 de Agosto, é bacalhau de todas as formas e feitios num concelho onde o adorado peixe faz parte da história e da cultura.
Naturalmente, anda tudo à volta da mesa e o festival tem como pilar a gastronomia. Haverá doze associações locais a confeccionar pratos de bacalhau em dez tasquinhas e dois bares.
Já o Pavilhão Âncora acolherá um mercado do bacalhau e uma mostra de artesanato, além de várias sessões de cozinha ao vivo com chefs como Vanessa Alfaro, Rita Alves, Daniel Cardoso, Patrícia Borges, Hélio Loureiro, Rita Oliveira, Quélia Sarabando, Duarte Eira e Tony Martins.
Em destaque também o Pão de Vale de Ílhavo e o espumante da Rota da Bairrada, com espaços no evento.
dr
Em paralelo, há uma programação de concertos com estrelas da música: sempre às 22 horas, no Palco Estibordo, actuam Matias Damásio (13), Ana Moura (14), Mickael Carreira (15), Rui Veloso (16) e Luís Trigacheiro (17). Já no Palco Bombordo, às 23h30, após o término do concerto no palco principal, actuam os Aura (13), Manuscrito (14), Shhh Noise (15), Tangerina não é Clementina (16) e Hard-Zeppelin Tribute (17).
A animação para os mais novos inclui durante o dia, no jardim, jogos, oficinas, actividades desportivas. “No Navio-Museu Santo André, há novas exposições para ver (“Virar o Bacalhau: As Mulheres das Secas” e “As Mulheres e a Pesca do Bacalhau”) e visitas orientadas por antigos tripulantes, que recordam aventuras em alto mar”, destaca a câmara de Ílhavo.
A festa inclui ainda dois momentos tradicionais: a Corrida Mais Louca da Ria (ipsis verbis) no dia 16 (um sábado, às 17h); e a Volta ao Cais em Pasteleira (isso mesmo) no dia 17 (um domingo, com partida no Cais dos Bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré, às 17h.
dr
dr
<_o3a_p>
Brasil, fiel amigo
Este ano, o Brasil é o país convidado. “Com uma forte ligação histórica e cultural a Portugal, o Brasil marca presença no evento através de uma comitiva da cidade de Paraty, geminada com Ílhavo”, informa a autarquia. Entre os momentos altos: a 15 de Agosto é o dia da recepção oficial à comitiva brasileira e do showcooking de Bolinho de Bacalhau com Aipim, por Luciana Guimarães. A cultura e tradições do Brasil tem espaço especial no Pavilhão Âncora.
Para esta edição do festival, a Câmara de Ílhavo confirmou um investimento de 475 mil euros, sendo “reforçado o investimento nas infra-estruturas de apoio a todas as equipas que proporcionam os habituais pratos de bacalhau, enquanto atractivo principal do Festival do Bacalhau”, indica-se.
No total, o evento, sublinha a organização, “conta com cerca 50 colaboradores e mais de 500 voluntários (entre organização e associações participantes)”.
#Ílhavo #celebra #bacalhau #festival #mercado #Brasil #país #convidado #Ílhavo