Em declarações à SIC Notícias, por telefone, o líder do Chega, André Ventura, pediu a demissão da ministra da Administração Interna face à destruição que os incêndios provocam há vários dias no país, criticando ainda o primeiro-ministro pela sua ausência no terreno.
“O Chega vai chamar à Assembleia da República de urgência e vai pedir ao primeiro-ministro que demita a ministra da Administração interna. Estamos a atingir o limite do aceitável. O primeiro-ministro e a ministra que estejam ao lado dos operacionais, que ajudem”, declarou.
“Já devíamos ter ativado o mecanismo europeu. O primeiro-ministro sabe o que está acontecer, tem autoridade para tomar decisões. As pessoas precisam de ação, de ver o primeiro-ministro no local e a ministra da Administração Interna junto das forças operacionais. Qualquer outro ministro da Administração Interna na Europa estaria ao lado das suas forças, com um colete da Proteção Civil ou dos bombeiros. As pessoas sentem que o primeiro-ministro está mais preocupado com a Fórmula 1 [na Festa do Pontal, na quinta-feira, Luís Montenegro anunciou o regresso da modalidade ao Algarve, em 2027] do que em resolver os problemas de Portugal”, comparou.
“Se o primeiro-ministro não sabe, que deixe os outros fazer ou tentar fazer melhor”, terminou Ventura, que sublinhou que é ele o líder da oposição. Quanto às propostas de José Luís Carneiro, o líder do Chega disse que “não é a reunir a comissão de Proteção Civil” que os problemas se vão resolver.
#Incêndios #Chega #pede #demissão #ministra #Administração #Interna