Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Economia e Finanças > Incerteza nas sanções à Rússia deixa petróleo volátil – Mercados num minuto

Incerteza nas sanções à Rússia deixa petróleo volátil – Mercados num minuto

Tarifas levam a novo “sell-off” nas ações mundiais. Japonês Nikkei afunda quase 4%

Em antecipação à chegada de abril e à entrada de novas tarifas às importações pela mão dos EUA, as principias praças asiáticas encerraram a última sessão de março no vermelho, com o Japão a ser o principal penalizado. Na Europa, o pessimismo mantém-se, com as bolsas da região a apontarem para uma abertura em baixa.

Em todo o mundo, os gestores de ativos estão a reavaliar os seus portefólios e a reduzir a exposição dos mesmos ao risco, numa altura em que o ativo-refúgio predileto dos investidores, o ouro, ultrapassou pela primeira vez os 3.100 dólares por onça.

“Todas estas mudanças políticas aleatórias e agressivas que temos assistido por parte da administração Trump estão a ter impactos económicos negativos”, afirma Katrina Ell, do Moody’s Analytics, à Bloomberg. A analista considera que o quadro em que as economias globais estão a entrar, pressionadas por uma política comercial protecionista nos EUA, é “preocupante”, com a maior potência mundial a apontar para uma recessão.

No Japão, o Nikkei 225 encerrou a última sessão de março a desvalorizar 3,86%, em mínimos de mais de seis meses. Por sua vez, o Topix perdeu 3,39%, com os fabricantes nipónicos particularmente expostos à economia norte-americana.

Já na China, o otimismo em torno de uma atividade industrial em crescimento reduziu as perdas dos principais índices do país. O Hang Seng e o Shanghai Composite registaram desvalorizações de 1,6% e de 0,8%, respetivamente.

As ações do conglomerado de Hong Kong CK Hutchison encerraram a sessão a derrapar 3,21%, devido à incerteza sobre a venda de um conjunto de portos, incluindo dois no Canal do Panamá – operação que foi criticada por Pequim.

Por sua vez, na Coreia do Sul, o Kospi também terminou no vermelho, ao perder 2,83%, numa altura em que o regulador do país voltou a permitir o “short-selling” ações. Estas operações estavam proibidas há mais de cinco anos – a mais longa proibição da atividade na história da Coreia do Sul.



#Incerteza #nas #sanções #Rússia #deixa #petróleo #volátil #Mercados #num #minuto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *