Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias de meteorologia > Israel nunca aceitará retirar as suas forças de Gaza enquanto a força terrorista Hamas continuar a existir

Israel nunca aceitará retirar as suas forças de Gaza enquanto a força terrorista Hamas continuar a existir

Guerra no Médio Oriente

Explicador

O comentador da SIC Manuel Poejo Torres explica o que está a travar as negociações de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, analisa os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia e o fim do acordo nuclear entre os EUA e a Rússia.

Donald Trump e Benjamin Netanyahu voltaram a reunir-se na Casa Branca, desta vez à porta fechada e longe das câmaras. Sabe-se que falaram sobretudo de Gaza. A questão é se houve ou não algum avanço ou entendimento, porque em Doha as negociações não tiveram qualquer avanço, apesar de Trump no fim de semana ter dito que estava por horas ou por dias um cessar-fogo na faixa de Gaza.

No final do encontro na Casa Branca não houve conferência de imprensa, pelo que só podemosespecular e a conjeturar o qual será o plano seguinte”, diz Manuel Poêjo Torres.

“Sabemos que existem alguns impedimentos da parte do Hamas. Da parte de Israel está tudo aceite. Da parte do Hamas existiriam alguns impedimentos que neste momento, 90% deles já foram resolvidos. Falta resolver um”.

O ponto que está a travar a negociação tem que ver com a retirada das forças israelitas das suas posições ao longo de Gaza.

“Mas Israel nunca aceitará retirar as suas forças enquanto a força terrorista Hamas continuar a existir. Porque isso vai impossibilitar o seu regresso às operações, vai dificultá-lo, sem dúvida. E, portanto, este é o ponto nevrálgico que está a impedir, que está a travar a continuação destas negociações”.

Além do conflito no Médio Oriente, os últimos desenvolvimentos relacionados com a guerra na Ucrânia e o acordo nuclear entre os EUA e a Rússia são outras questões abordadas no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45.

#Israel #nunca #aceitará #retirar #suas #forças #Gaza #enquanto #força #terrorista #Hamas #continuar #existir

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *