Guerra no Médio Oriente
Donald Trump e Benjamin Netanyahu reúnem-se esta segunda-feira para discutir proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, um cenário que, apesar do otimismo dos dois líderes, parece cada vez mais distante.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu reúnem-se esta segunda-feira para discutir a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Os dois governantes dizem estar confiantes, apesar de ter terminado sem sucesso a primeira sessão da mais recente ronda de negociações no Qatar.
“Já conseguimos libertar muitos reféns, mas no que respeita aos restantes, muitos deles serão libertados. Pensamos que isso será alcançado esta semana”, afirma o Presidente americano.
Trump deverá pressionar Netanyahu a aceitar o acordo que o Hamas já validou, num encontro que o próprio líder do Governo israelita, antes de voar para Washington, considerou que pode ser decisivo.
Netanyahu e Trump parecem alinhados, ainda que a primeira sessão das negociações no Qatar tenha terminado num impasse. Há ainda pontos de divergência, com o Hamas a exigir o fim definitivo da presença militar israelita em Gaza, o que Israel rejeita.
Ataques multiplicam-se em Gaza
Nas últimas horas há registo de vários ataques na cidade de Gaza e no campo de Bureij. Durante a madrugada, Israel atacou também portos e instalações detidas pelos Houthi do Iémen, com os rebeldes a responderem com mísseis apontados a Israel.
Um conflito que parece continuar sem um fim à vista e que leva a população do enclave a pedir “misericórdia” aos negociadores: “Tréguas? Temos ouvido falar de tréguas desde 7 de outubro. Já não temos carne no corpo, já não temos alma e não há mais nada a dizer”, afirma um dos residentes, ouvido pelas agências internacionais.
#Já #não #temos #carne #corpo #já #não #temos #alma #população #Gaza #desespera #por #acordo #ponha #fim #guerra