Desporto
“O futebol do FC Porto era dirigido por uma pessoa que, para além de ser o presidente, que tinha todas as responsabilidade, tinha uma que era para mim a mais importante, era a sua capacidade de liderança”, realça Jesualdo Ferreira, ex-técnico dos “dragões”.
Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos. O ex-presidente do FC Porto travava uma luta contra um cancro terminal. O estado de saúde de Pinto da Costa tinha-se agravado nas últimas semanas. Jesualdo Ferreira foi treinador do FC Porto e tinha uma relação muito próxima com o ex-dirigente portista.
“É um momento difícil para mim. Não foram três anos, foram quatro que eu estive no Ponto, fui campeão três vezes. E a minha relação com o presidente Pinto da Costa foi sempre pautada pela sinceridade. Era difícil não ser sincero com o presidente Pinto da Costa. Era difícil não ser sincero com uma pessoa como o Pinto da Costa”.
“Era uma personalidade que tinha a capacidade de fazer sentir a quem estava com ele a abertura necessária para se poder falar”, sublinha Jesualdo Ferreira.
O ex-técnico do FC Porto realça a capacidade de liderança de Pinto da Costa e o bom relacionamento que menteve sempre com o dirigente quando foi treinador dos “dragões”.
“Pinto da Costa disse-me sempre, quando eu cheguei, que quem escolhia o treinador era ele”, conta Jesualdo Ferreira.
“Ninguém mais escolhia o treinador e depois eu podia escolher o meu assistente. E depois, havia sempre uma necessidade, muitas vezes, e isso aconteceu no tempo que eu estive lá também, de haver jogadores antigos, já fora da competição, que podiam ajudar quem vinha e que podia ajudar também a perceber muita coisa daquilo que era o futebol.
No meu caso, foi o Rui Barros e o João Pinto. Qualquer deles, meus jogadores em seleções. E, portanto, criou-se ali um ambiente que acabou por ter sido de sucesso, porque conseguimos ganhar, como se sabe, estes campeonatos, mais a taça e super taça”, acrescenta.
#Jesualdo #Ferreira #momento #difícil #para #mim.. #Era #difícil #não #ser #sincero #Pinto #Costa