País
Marcelo Rebelo de Sousa considera que a Europa tem estado demasiado centrada em si própria e defende que é necessário olhar com mais atenção para África. A declaração foi feita durante uma conversa pública com o presidente de Angola, que terminou esta quarta-feira uma visita de dois dias a Portugal.
João Lourenço quis, antes de mais, agradecer o apoio que recebeu à chegada ao fórum EurAfrikan, em Carcavelos, este sábado. Já no interior, num momento pouco habitual – uma conversa aberta entre dois chefes de Estado perante uma plateia cheia -, o presidente angolano apelou a um maior envolvimento europeu no continente africano.
Marcelo Rebelo de Sousa concordou e disse, com clareza, que “a Europa está concentrada no seu umbigo” e precisa de se abrir ao mundo.
No fórum EurAfrikan, em Carcavelos, João Lourenço afirmou que imagens como as da imigração ilegal podiam ser evitadas se houvesse um maior investimento europeu em África. Destacou ainda o potencial inexplorado em setores como a energia e a construção de infraestruturas, onde considera que “a Europa podia fazer mais e melhor”.
A visita oficial de dois dias termina, mas fica por saber se terá sido suficiente para atenuar o desconforto de João Lourenço com as alterações à lei da nacionalidade portuguesa.
#Marcelo #diz #Europa #está #concentrada #seu #umbigo #pede #novo #empenho #África