País
O Presidente do Paquistão deslocou-se a Lisboa para as cerimónias fúnebres do príncipe Karim Al- Hussaini Aga Khan IV, 49.º imã hereditário dos muçulmanos ismaelitas, que foi sucedido pelo seu filho Rahim como líder espiritual da comunidade ismaelita.
Marcelo e Asif Ali Zardari no Palácio de Belém.
FILIPE AMORIM
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta terça-feira no Palácio de Belém o Presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, que o convidou a visitar o Paquistão, convite que foi aceite.
Esta informação foi confirmada à Lusa pelo próprio chefe de Estado português, no fim do encontro, que durou cerca de 40 minutos.
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Asif Ali Zardari esta terça-feira pelas 12:30 na entrada do Palácio de Belém e os dois subiram de mão dada a escadaria até à Sala das Bicas, onde posaram perante os fotógrafos e o Presidente paquistanês assinou o Livro de Honra da Presidência da República.
No fim do encontro, o Presidente português acompanhou o seu homólogo até à porta principal do palácio.
Presidente paquistanês foi reeleito em 2024
Asif Ali Zardari, que preside ao Partido Popular do Paquistão (PPP), viúvo da antiga primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, foi eleito em março do ano passado Presidente do Paquistão, cargo que já tinha exercido entre 2008 e 2013.
Antes de viajar para Lisboa, esteve na República Popular da China em visita oficial e reuniu-se com o Presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim.
O antigo Presidente português Mário Soares realizou uma visita de Estado ao Paquistão em abril de 1995, durante a qual se encontrou com a então primeira-ministra Benazir Bhutto, que viria a ser assassinada em dezembro de 2007.
#Marcelo #recebe #Presidente #Paquistão #aceita #convite #para #visitar #país