Cartaz
Aos 82 anos, Martin Scorsese recebeu uma nomeação para os Emmys — desta vez, como ator convidado. Este é o ponto de partida para revisitarmos a carreira do realizador norte-americano, considerado um dos maiores da história do cinema.
É com a interpretação de si mesmo, mas obviamente guionada, na série da Apple TV — “The Studio” — que Martin Scorsese consegue uma nomeação como ator convidado numa série de comédia para os Emmys, prémios para os quais já foi indicado outras 12 vezes, mas nunca numa categoria de representação.
A reação – visivelmente emocionada – foi partilhada pela filha, Francesca Scorsese, nas redes sociais, onde escreveu: “o nosso pequeno ator”. Das mãos dos pares, recebeu, em 2007, o Óscar para Melhor Realização. E da plateia uma ovação de pé.
Soma 10 indicações para Melhor Realização, mas o reconhecimento chegou com “The Departed – Entre Inimigos”, um thriller ambientado em Boston sobre os conflitos entre a máfia e a polícia.
Natural de Queens, em Nova Iorque, aos 82 anos, Martin Scorsese já realizou mais de 25 filmes. Mas, ao todo, são mais de 60 produções que envolvem documentários e outros trabalhos para os ecrãs. A carreira no cinema começou nos anos de 1960 e tem influenciado gerações com um estilo próprio que passa por explorar temas como a culpa, a redenção, a violência e a moral.
Para a história, ficam clássicos como “Taxi Driver”, de 1976 e “Tudo Bons Rapazes”, de 1990. Ambos com Robert De Niro. Ator escolhido tantas vezes para dar vida aos personagens que leva para o ecrã, uma parceria icónica à qual tem juntado, desde o início dos anos 2000, Leonardo DiCaprio.
Atualmente, Martin Scorsese está com 11 filmes em andamento. Dois relacionados com a religião e com conversas que teve com o Papa Francisco.
#Martin #Scorsese #faz #história #nomeação #inédita #aos #Emmys #aos #anos