21:18
Ensaio vespertino ficou marcado pelo despiste de Tsunoda (Red Bull) e pela avaria no carro de Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
Depois de Pierre Gasly (Alpine) ter surpreendido na sessão matinal, o ensaio vespertino no primeiro dia de preparação em Jeddah para o Grande Prémio de Fórmula 1 da Arábia Saudita contou com domínio total da McLaren. Lando Norris foi o mais rápido (1:28.267), cerca de duas décimas de segundo mais veloz que o companheiro de equipa Oscar Piastri (+0.163s).
O tetracampeão mundial Max Verstappen foi o único piloto que conseguiu aproximar-se do ritmo incutido pelos dois McLaren. O holandês, que viu Yuki Tsunoda não concluir a sessão vespertina devido a um despiste, ficou a cerca de três décimas de segundo do britânico (+0.280s). Apesar do precalço, o piloto japonês da Red Bull fixou o 6.º melhor tempo da sessão da tarde.
Charles Leclerc foi o quarto mais rápido e, naturalmente, o melhor dos Ferrari no segundo ensaio para o GP da Arábia Saudita. O piloto monegasco ficou a menos de meio segundo do tempo conseguido por Lando Norris (+0.482s) e muito distante de Lewis Hamilton, que foi apenas o 13.º mais rápido em pista (+1.104s).
Destaque ainda para a excelente sessão de Carlos Sainz Jr., que levou o seu Williams a fixar o 5.º melhor tempo da sessão, ficando a menos de sete décimas de Lando Norris (+0.675s). George Russell (Mercedes), Pierre Gasly (Alpine), Nico Hülkenberg (Kick Sauber) e Alexander Albon (Williams) fecharam, por esta mesma ordem, o top-10 da sessão vespertina.
Este sábado, pelas 14h30, realiza-se a terceira sessão de treinos livres, e pelas 18 horas arranca a qualificação, que irá definir os lugares que os 20 pilotos irão ocupar na grelha de partida para o Grande Prémio da Arábia Saudita, que tem início agendado para as 18 horas de domingo.
Por Sérgio Magalhães
#McLaren #lidera #primeiro #dia #treinos #livres #para #Arábia #Saudita #Fórmula #Fórmula