Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Ministro admite que apagão possa ser devido a ciberataque | Energia

Ministro admite que apagão possa ser devido a ciberataque | Energia

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial admitiu que o apagão energético que afecta Portugal possa ser devido a um ciberataque, adiantando que está também a afectar Espanha, França e Alemanha.

Em declarações à RTP 3, questionado sobre a possibilidade de se tratar de um ciberataque, Manuel Castro Almeida, respondeu que “há essa possibilidade, mas não está confirmada”. “Há essa possibilidade, de facto”, referiu o ministro, salientando que tinha ainda pouca informação e que a que dispunha não era confirmada.

“Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos”, referiu Castro Almeida, para quem em causa está uma “coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque”,

“Mas é uma informação não confirmada”, reiterou.

O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão e aponta que o problema “terá tido origem” fora de Portugal. “Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha”, disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para “o mais rapidamente possível” retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo.

#Ministro #admite #apagão #possa #ser #devido #ciberataque #Energia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *