Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Monsieur Aznavour, Branca de Neve e outras estreias para esta semana | Cinema

Monsieur Aznavour, Branca de Neve e outras estreias para esta semana | Cinema

Shahnour Vaghinak Aznavourian, que conhecemos pelo nome de Charles Aznavour, nasceu a 22 de Maio de 1924, em Paris, no seio de uma família de imigrantes arménios. A faceta artística dos progenitores (o pai cantor e a mãe actriz) empurrou-o cedo para uma carreira na área, que iniciou aos nove anos no Théâtre du Petit Monde e o lançou para o mundo.

Com uma carreira longa e um repertório imenso, Aznavour escreveu ou co-escreveu mais de mil canções, gravou 1200, cantou em seis línguas, lançou 91 álbuns de estúdio e vendeu mais de 180 milhões de discos. Muitas vezes comparado a Frank Sinatra, é ainda hoje considerado um dos maiores compositores da história da música.

Para além da carreira musical, Aznavour participou em mais de 80 filmes e telefilmes e ficou também conhecido pela sua filantropia. Após o terramoto de 1988 na Arménia, uma tragédia onde dezenas de milhares de pessoas perderam a vida, criou a fundação Aznavour Pela Arménia e gravou, com a colaboração de mais de 80 outros artistas, a sua canção Pour toi Arménie, um registo filmado pelo cineasta também de origem arménia Henri Verneuil.

A canção vendeu mais de um milhão de discos e o cantor foi, depois, nomeado embaixador permanente na Arménia pela UNESCO. Aznavour faleceu em casa no dia 1 de Outubro de 2018, aos 94 anos, deixando um legado valiosíssimo na música e na cultura popular.

Com o actor Tahar Rahim como protagonista, e com argumento e realização de Mehdi Idir e Grand Corps Malade, este filme biográfico acompanha-o desde o momento em que encarou os holofotes pela primeira vez. Críticas, salas e horários



Em competição no Festival de Cinema de Sundance (EUA), onde recebeu o Prémio do Público, um drama sobre o despertar da adolescência que tem realização da estreante Shuchi Talati. A história segue Mira, uma rapariga de 16 anos que se apaixona por Sri. Mas a relação deles vai colocá-la em rota de colisão com Anila, a mãe dela, que parece disposta a competir pela atenção do rapaz.

O elenco conta com os também estreantes Preeti Panigrahi e Kesav Binoy Kiron, assim como Kani Kusruti – que conhecemos no filme All We Imagine as Light: Tudo o Que Imaginamos Como Luz (2024), de Payal Kapadia. Críticas, salas e horários



Era uma vez uma princesa muito amada que nasceu com uma pele tão clara que lhe deram o nome de Branca de Neve (aqui interpretada por Rachel Zegler). Algum tempo depois do falecimento da mãe, o rei casou-se com uma mulher arrogante, maléfica e vaidosa (Gal Gadot) que todos os dias se punha em frente a um espelho mágico para confirmar a sua maior obsessão: se continuava a ser a mais bela de todo o reino.

Mas quando Branca de Neve se transformou numa adolescente formosa e gentil que ameaçava ofuscar a madrasta, foi ordenado a um caçador que a levasse para a floresta, a matasse e trouxesse o seu coração como prova. Sem coragem para tal ignomínia, o caçador desobedeceu às ordens, largou-a à sua sorte e pediu-lhe que nunca mais regressasse ao palácio.

Desorientada e muito assustada com os perigos do bosque, a rapariga encontra pequenos animais que a guiam até à pequena cabana de sete anões amistosos que se tornam seus grandes amigos e que a vão fazer perceber que nunca mais estará sozinha. E serão eles que a ajudarão a enfrentar a rainha, que afinal é uma bruxa, e a restaurar a paz em todo o reino.

Produção dos estúdios da Disney, com argumento de Erin Cressida Wilson e realização de Marc Webb ((500) Dias com Summer, O Fantástico Homem-Aranha), esta é uma recriação em imagem real do famoso filme de animação realizado, em 1937, por David Hand.

A história é da autoria dos alemães Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) conhecidos como os Irmãos Grimm , que foram também responsáveis por alguns dos mais famosos contos infantis, entre eles A Bela Adormecida, Capuchinho Vermelho, Cinderela, O Polegarzinho, Rapunzel ou Hansel e Gretel, todos com narrativas inspiradas no antigo folclore alemão. Críticas, salas e horários



Estreado no Festival de Cinema de Locarno (Suíça) e mostrado na edição de 2024 do MotelX, Cartas Telepáticas foi realizado e escrito por Edgar Pêra – A Janela (Maryalva Mix) (2001), O Barão (2011), O Espectador Espantado (2016), Caminhos Magnétykos (2018), O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta (2019) ou Não Sou Nada (2023) – e tem a particularidade de ter sido criado através de inteligência artificial.

A narrativa segue H.P. Lovecraft (1890-1937) e Fernando Pessoa (1888-1935), dois dos mais ilustres escritores da primeira metade do século passado que, embora contemporâneos, nunca se chegaram a cruzar.

Ficcionando uma troca de correspondência entre os dois, o realizador parte das suas obras para encontrar o que considera ser uma correspondência de pontos de vista e complementaridade de pensamento. Críticas, salas e horários



Primeiro foi um álbum, depois um filme. O álbum, Ressaca Bailada, foi publicado em Setembro de 2023 e, inspirados nele, os Expresso Transatlântico fizeram um filme-concerto com o mesmo nome, a desafiar o “estatuto intocável da tradição” onde, além do trio que é composto por Gaspar Varela (guitarra portuguesa, viola, guitarra eléctrica), Rafael Matos (bateria) e Sebastião Varela (guitarra eléctrica), participaram os músicos Tiago Martins (baixo), Zé Cruz (trompete, teclados, sopros, percussão), Iúri Oliveira (percussão) e, como convidado, Conan Osíris (voz num dos temas). Além de sete actores e actrizes nas partes ficcionadas do filme: João Cachola, Rita Blanco, Laura Dutra, Vicente Wallenstein, Inês Pires Tavares, Rodolfo Major e Nuno Nolasco.

Com argumento e realização de Sebastião Varela (um dos músicos dos Expresso Transatlântico), Ressaca Bailada foi filmado em vários locais (Marvila, Guincho, Bairro Alto) em Abril de 2024 e estreado nesse mesmo ano no DocLisboa, em Outubro, e no Porto/Post/Doc, no final do ano. Nuno Pacheco
Críticas, salas e horários



O pouco escrupuloso Eddie está sempre em busca de uma oportunidade para ganhar dinheiro extra. Portanto, quando encontra uma carrinha de luxo destrancada, decide roubá-la. O que ele nunca poderia imaginar era que o veículo fosse uma armadilha projectada ao milímetro por um milionário excêntrico com o intuito de castigar os criminosos.

Trancado dentro de uma viatura com vidros indestrutíveis e à prova de som, conduzido pelo seu captor que lhe vai dando ordens à distância, o jovem vai ser emocionalmente torturado, numa experiência que se transforma no pior pesadelo da sua vida.

Com produção de Sam Raimi, realização de David Yarovesky (Brightburn – O Filho do Mal) e argumento de Mariano Cohn, Gastón Duprat e Michael Arlen Ross, Locked conta com as actuações de Bill Skarsgård e Anthony Hopkins. Salas e horários



Consumidos por inúmeras guerras, há já muito tempo que o mundo se transformou num lugar hostil, onde a lei prevalecente é a do mais forte. Neste lugar, uma rainha deseja obter um objecto capaz de a transformar em loba. Para o conseguir, contrata os serviços de Gray Alys, uma poderosa feiticeira que se alia a Boyce, um caçador que lhe servirá de guia e a ajudará a enfrentar todo o tipo de criaturas das trevas.

Realizado por Paul W. S. Anderson, um épico de fantasia que transporta para o grande ecrã o conto homónimo de George R.R. Martin, o conhecido escritor de A Guerra dos Tronos. A protagonizar a história está Milla Jovovich, mulher do realizador, que interpretou a personagem Alice na saga Resident Evil e Natalie Artemis no filme Monster Hunter, ambos com assinatura de W. S. Anderson. Dave Bautista, Arly Jover, Amara Okereke, Fraser James e Simon Lööf juntam-se ao elenco. Salas e horários



Volvidos quatro anos desde Radioactivo, o biopic de Marie Curie, a franco-iraniana Marjane Satrapi, que ficou conhecida nos anos 2000 com a novela gráfica e o filme Persépolis, está de volta com esta comédia que cruza várias histórias relacionadas com a morte e interligadas entre si em Paris.

Temos uma cantora de ópera esquecida que acorda numa morgue, declarada morta por engano, um duplo britânico cujo filho tem um acidente, uma mulher colombiana mais velha que fez um pacto com a morte, uma adolescente a atravessar uma crise, um maquilhador apaixonado ou um dono de café dado à melancolia e filosofia, entre outros. O elenco inclui nomes como Monica Bellucci, Ben Aldridge, Rossy de Palma, Eduardo Noriega ou André Dussollier. Salas e horários



Realizado por Yuichiro Hayashi, Attack on Titan: O Último Ataque é baseado na manga japonesa escrita e ilustrada por Hajime Isayama e fala sobre um lugar onde a Humanidade tenta sobreviver à fúria dos titãs. Quinto filme da série, tem realização de Yûichirô Hayashi e compila os dois últimos episódios da história.

É assim que seguimos o jovem Eren Jaeger que, determinado a eliminar todos os que ameaçam Eldia, se juntou ao Corpo de Batedores e hoje lidera um exército capaz de enfrentar os inimigos mais poderosos. Salas e horários



#Monsieur #Aznavour #Branca #Neve #outras #estreias #para #esta #semana #Cinema

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *