País
Estão a decorrer operações de limpeza com o objetivo de remover os destroços acumulados nas demolições e melhorar as condições de segurança do local.
Os moradores do bairro do Talude, em Loures mobilizaram-se este sábado numa ação de limpeza para ajudar a remover o entulho espalhado depois das demolições, com a ajuda de voluntários do movimento Vida Justa.
A ação arrancou às 9h da manhã, mas a Câmara Municipal de Loures antecipou-se e também mobilizou trabalhadores para as limpezas.
Em declarações à SIC, Gonçalo Filipe, representante do movimento Vida Justa, diz que são precisas muito mais pessoas para retirar os destroços do local.
“O que aconteceu durante esta semana foi de uma desumanização, completa. Crianças dormiram ao relento, as mães, os pais tiveram que tomar banho na rua, dormir em tendas (…) é preciso muitas mãos para limparmos isto o mais rapidamente possível para devolver alguma salubridade às pessoas.”
A Câmara Municipal de Loures afirma que das 36 pessoas do Talude Militar que recorreram aos seus serviços sociais até quarta-feira só 14 aceitaram ajudas e estão a recebê-las.
Até quarta-feira “dos 36 agregados familiares atendidos pelos serviços de ação social, 14 estão a receber apoio da Câmara Municipal de Loures, 14 indicaram ter encontrado alternativa habitacional junto de familiares ou amigos, um recusou o apoio disponibilizado e 7 não manifestaram interesse nas soluções apresentadas”, afirma a Câmara em comunicado.
Dos 36 agregados atendidos pelos serviços de ação social da Câmara 69 eram adultos e 46 eram menores.
No terreno mantêm-se técnicos da ação social, do apoio à empregabilidade e do apoio ao migrante, em unidades móveis e nas instalações da associação local – Associação para a Mudança e Representação Transcultural (AMRT), adianta ainda a autarquia.
#Moradores #câmara #municipal #voluntários #limpam #bairro #Talude