Desporto
Em 2001, com uma pequena câmara de vídeo presa à prancha, começou a gravar imagens de si próprio a surfar ‘tubos’, sendo considerado um dos primeiros surfistas a fazê-lo.

Reprodução/Federação Francesa de Surf
O surfista francês Hugues Oyarzabal, um dos primeiros a captar imagens dentro de um ‘tubo’, morreu no dia 21 de fevereiro, aos 39 anos, na sua casa em Biarritz, França. Os pais revelaram agora ao New York Times que o filho decidiu tirar a própria vida.
“O seu sofrimento físico e psicológico foi muito grande. Escolheu deixar-nos, para reencontrar a paz e a serenidade que não conseguiu encontrar nos últimos anos”, disseram.
Oyarzabal tinha sido diagnosticado em criança com transtorno bipolar.
Aos 16 anos, deixou a escola para perseguir uma carreira no mundo do desporto e cedo se tornou uma estrela do surf.
Em 2001, com uma pequena câmara de vídeo presa à prancha, começou a gravar imagens de si próprio a surfar ‘tubos’ – manobra em que o surfista ‘entra’ no interior da onda e fica coberto pela crista.
Oyarzabal é considerado um dos primeiros surfistas a captar imagens digitais dentro de um tubo.
Surfou algumas das ondas mais desafiantes do mundo e nos últimos anos passava grandes temporadas na Indonésia, à procura de locais onde ainda ninguém se tinha aventurado a surfar.
Nas redes sociais, a Federação Francesa de Surf enalteceu “um dos mais talentosos surfistas franceses de todas as gerações”.
#Morreu #estrela #surf #Hugues #Oyarzabal #aos #anos