Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Morreu Akinori Nakayama, hexacampeão olímpico de ginástica | Jogos Olímpicos

Morreu Akinori Nakayama, hexacampeão olímpico de ginástica | Jogos Olímpicos

Akinori Nakayama, um dos mais notáveis ginastas japoneses, morreu aos 82 anos, no dia 9 de Março, vítima de cancro no estômago. O atleta, que se estreou nos Jogos Olímpicos em 1968, somou inúmeros triunfos nas diversas disciplinas da ginástica, conseguindo ao todo dez medalhas olímpicas no espaço de quatro anos.

A Federação Japonesa de Ginástica anunciou a morte do hexacampeão olímpico de ginástica nesta terça-feira. Nakayama destacou-se individualmente nas argolas, emprestando o nome a uma manobra e sagrando-se bicampeão olímpico, tendo sido também uma peça crucial nas equipas japonesas que integrou nas décadas de 1960 e 70.

Nascido a 1 de Março de 1943, em Nagoya, Aichi, no Japão, Akinori ​Nakayama destacou-se pela elegância e capacidade atlética, sendo ainda hoje um dos campeões da ginástica mais venerados e inspiradores.

Ao todo, ganhou dez medalhas olímpicas – já lá vamos – e, em 2005, foi galardoado com a presença no International Gymnastics Hall of Fame, em Oklahoma City, nos Estados Unidos da América.



Nakayama brilhou, pela primeira vez, numa competição de grande importância em 1966, quando arrecadou seis medalhas nos Campeonatos do Mundo em Dortmund. Três foram de ouro: em equipa, no exercício de solo e na barra horizontal. Conseguiu ainda uma medalha de prata nas argolas e duas de bronze.

Dois anos mais tarde, o ginasta nipónico ganhou, nos Jogos Olímpicos de 1968, mais seis medalhas: quatro de ouro, uma de prata e outra de bronze, elevando ainda mais a fasquia. Foi o atleta masculino mais bem-sucedido dessa edição dos Jogos Olímpicos, mas a sua prestação foi igualada, senão mesmo ultrapassada, pela elegante Věra Čáslavská, que recebeu também seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata.

Curiosamente, a checa Věra Čáslavská, também ela um marco no universo da ginástica artística, foi apelidada de “japonesa” depois de ter impressionado nos Jogos Olímpicos de 1964 que tiveram lugar em Tóquio.

Mas, voltando a Nakayama, na edição dos Jogos Olímpicos de 68, que aconteceu no México, voltou a integrar a vitoriosa equipa japonesa, alcançando títulos individuais de ouro nas argolas, nas barras paralelas e na barra horizontal.


Seguiram-se mais quatro títulos mundiais em 1970 (equipa, argolas, solo e barras paralelas) e dois olímpicos em Munique, em 1972, onde defendeu com sucesso os títulos por equipas e nas argolas.

De notar que Nakayama nunca ganhou a prova individual geral em nenhuma destas competições, embora também se tenha destacado na prova combinada, vencendo-a no Campeonato do Mundo de 1969 e nas Universíadas de 1965 e 1967.

Depois de terminar a carreira, Nakayama integrou a Federação Japonesa de Ginástica como vice-presidente e foi treinador de ginástica na Universidade de Chukyo.

Texto editado por Nuno Sousa



#Morreu #Akinori #Nakayama #hexacampeão #olímpico #ginástica #Jogos #Olímpicos

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *