As burlas com falsos acidentes são cada vez mais frequentes em Portugal. Só este ano as autoridades já receberam mais de 100 denúncias. Saiba qual o Modus Operandi dos burlões.
PSP: Há situações que os burlões até têm um terminal automático de pagamentos
De acordo com um comunicado da PSP é explicado que os burlões abordam a vítima quando está a efetuar algum tipo de manobra – na maior parte das vezes marcha-atrás -, sobretudo em estacionamentos de grandes superfícies comerciais. Em seguida afirmam que embateu na sua viatura e pedem compensação imediata em dinheiro pelos danos, usando manipulação e recorrendo à intimidação.
A PSP revela que as vítimas são normalmente pessoas idosas, vulneráveis quer pela idade, doença ou fragilidade económica e acabam por ser “forçadas” a entregar quantias monetárias com o recurso à intimidação e/ou ameaça física.
As autoridades referem também que este tipo de burla já está tão avançado que, em algumas situações, o criminoso apresenta à vítima um terminal de pagamento automático, forçando que proceda ao pagamento imediato.
A PSP e a GNR têm reforçado os alertas à população, especialmente aos mais vulneráveis. Este fenómeno está ligado a redes de crime organizado que exploram o medo e o instinto de proteção familiar.
#muita #atenção #às #burlas #falsos #acidentes