Portugal quer descarbonizar o setor dos transportes públicos. Para isso, e aproveitando as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serão investidos 211 milhões de euros na aquisição de mais de 800 autocarros elétricos que vão servir vários municípios do país. Programa não é novo, mas foi reforçado com a reprogramação do PRR.
Depois de já terem sido celebrados contratos com 11 entidades para a aquisição de 413 autocarros elétricos no passado, foram assinados mais 74 contratos, muitos deles diretamente com vários dos municípios do país, que vão permitir financiar mais 389 autocarros sem emissões de gases poluentes para a atmosfera. Estes autocarros serão acompanhados pela instalação de postos de carregamento elétrico e abastecimento a hidrogénio.
“Estamos a fazer um esforço enorme” com este investimento, afirmou Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, no evento de assinatura destes contratos no Ministério do Ambiente e Energia, perante a ministra Maria da Graça Carvalho. Sublinhou que estes contratos representam “um reforço face ao que tinha sido anunciado atrás”. Representam um investimento de 211 milhões de euros.
“Através da reprogramação do PRR, conseguimos alavancar” o investimento na mobilidade sustentável. Foi aumentada “em 137 milhões de euros a verba disponível para descarbonizar transportes públicos”, disse o secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
“Estamos a falar de 800 autocarros. É impactante”, atirou Pinto Luz, lembrando que nestes contratos há mais de 70 municípios envolvidos. “Portugal não é só a Área Metropolitana de Lisboa, ou a Área Metropolitana de Lisboa e do Porto”, dando conta das “assimetrias” que existem num “retângulo à beira mar plantando, mas em plano inclinado”.
#Municípios #vão #ter #mais #autocarros #elétricos #milhões #PRR #Transportes