Repórteres do Mundo
As populações de abelhas estão a dimunuir em todo o mundo e em São Francisco, nos Estados Unidos, há um homem disposto a quase tudo para as salvar. Circula pela cidade numa monociclo elétrico para transformar os cantos esquecidos da cidade em refúgios para polinizadores.
Não é uma abelha gigante, nem alguém que perdeu um baile de máscaras. É Shalaco McGee, um super-herói pouco comum que tem um ralador de queijo como arma e se veste de preto e amarelo. Gosta que lhe chamem Mr. Bloom e diz que espalha vida pelas ruas de São Francisco.
“Quando vejo ervas daninhas, espalho sementes. A minha missão? É embelezar a cidade e dar às abelhas motivos para regressarem.”
A ideia de Shalaco McGee é simples e cresceu rapidamente. Espalha sementes por todos os canteiros, terrenos e jardins abandonados da cidade. Já tem quase um milhão de seguidores nas redes sociais que acompanham todos os dias a sua missão.
Um estudo recente revela que mais de 22% dos polinizadores nativos da América do Norte estão em risco elevado de extinção. . Daniel Montes, do Departamento de Parques e Recreação da cidade concorda que é preciso repovoar mas alertam que a tarefa não é para leigos.
“Não é algo que incentivemos, mas é ótimo ver o entusiasmo, a paixão e a inspiração que ele transmite aos outros.”
Não é um especialista, mas tem uma causa urgente, Mr. Bloom garante que vai continuar a semear esperança, uma flor de cada vez.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.
#Não #ficção #SuperHerói #das #Abelhas #existe