Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias gerais > Nicole Kidman defende a igualdade de género no cinema durante o Festival de Cannes | Nicole Kidman

Nicole Kidman defende a igualdade de género no cinema durante o Festival de Cannes | Nicole Kidman

Nicole Kidman prometeu continuar a lutar pela igualdade de género no mundo do cinema, declarando-se uma “defensora” do papel das mulheres na sétima arte. A actriz australiana pronunciou-se durante uma festa exclusiva nos bastidores do Festival de Cannes, neste domingo, que contou com celebridades como a estrela pop Charli XCX ou o actor irlandês Paul Mescal.

Kidman, que ganhou um Óscar pelo papel de Virginia Woolf no filme As Horas, em 2002, já trabalhou com muitos dos principais realizadores masculinos da sua geração. Contudo, em 2017, prometeu trabalhar com uma realizadora a cada 18 meses. Desde então, tem cumprido a promessa e já trabalhou com 27 mulheres, incluindo projectos ainda em desenvolvimento.

A actriz australiana participou no jantar Women in Motion em Cannes, uma iniciativa do conglomerado de luxo francês Kering, cujo programa, criado em 2015, tem como objectivo promover os talentos femininos na indústria cinematográfica. Durante a cerimónia, Nicole Kidman reiterou a vontade de avançar com a promessa feita há oito anos. “Parte disso inclui proteger e cercar as mulheres com uma espécie de campo de força de protecção e apoio”, declarou.

No jantar também estiveram celebridades como Dakota Johnson, Julianne Moore e Patrick Schwarzenegger, três actores com carreiras reconhecidas em Hollywood. Entre os realizadores, marcaram ainda presença Guillermo del Toro e Marianna Brennand, a primeira cineasta brasileira a receber o prémio de talento emergente, que inclui uma bolsa de 50 mil euros para trabalhar num projecto de longa-metragem.

Coralie Fargeat, realizadora do filme A Substância, protagonizado por ​Demi Moore, também aproveitou a cerimónia para fazer um balanço da participação das mulheres no mundo do cinema: “Se olharmos para os números, infelizmente eles não mudaram. Precisamos mesmo de continuar a fazer grandes mudanças em vez de mudanças cosméticas.”

De acordo com os organizadores da iniciativa, a participação de mulheres na realização aumentou para apenas de 7,5% para 13,6%, dentro dos 100 melhores filmes de bilheteira nos Estados Unidos, entre 2015 e 2024.

Apenas sete dos 22 filmes em competição neste ano são assinados por mulheres, incluindo uma participação de Julia Ducournau, uma das três mulheres vencedoras da Palma de Ouro, o prémio de maior prestígio do Festival de Cannes.

#Nicole #Kidman #defende #igualdade #género #cinema #durante #Festival #Cannes #Nicole #Kidman

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *