País
Governo diz que a nova plataforma deverá estar a funcionar durante os primeiros seis meses do próximo ano.

Loading…
Vai ser lançada uma plataforma online para controlar e gerir as vagas em creches e lares. De acordo com o Governo, deverá estar a funcionar durante os primeiros seis meses do próximo ano.
As famílias vão poder passar a ver, em tempo real, quantas vagas existem e onde estão localizadas, podendo, assim, escolher a opção mais próxima e adequada para as necessidades de cada um, avança o Jornal Público.
Já existe uma aplicação semelhante, mas mostra vagas supostamente abertas que, na verdade, já foram atribuídas. Estão disponíveis apenas durante 48 para as famílias que já têm a vaga poderem submeter os códigos que lhes permite a gratuitidade no estabelecimento.
“Convém mesmo informar as pessoas se as vagas estão abertas para serem preenchidas ou se são vagas condicionais, ou seja, vagas que estão apenas à espera de serem preenchidas com o código de reserva que já foi atribuído às famílias. Não sei até que ponto é que justificaria uma nova aplicação, no meu entender, bastaria apenas corrigir esta informação na aplicação que já existe”, considera Susana Batista, presidente da Associação Nacional de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, em declarações à SIC.
Já em relação aos lares, esta proposta pretende resolver situações de idosos que permanecem internados em hospitais, mesmo após a alta clínica, por não terem onde ficar.
João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso, considera a medida incompleta.
“A Segurança Social limita-se apenas a disponibilizar informação. As vagas nos lares são os próprios lares a decidir quem entra ou quem não entra. Às vezes são ultrapassados por idosos com mais recursos e ficam os que têm menos para trás.”
No ano passado, mais de 2100 camas do Serviço Nacional de Saúde estavam ocupadas com internamentos sociais que custaram ao Estado quase 70 milhões de euros.
#Nova #plataforma #online #permitirá #ver #vagas #disponíveis #creches #lares