Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > O que fazer se o seu voo foi afectado pelo incêndio em Heathrow? | Aeroporto

O que fazer se o seu voo foi afectado pelo incêndio em Heathrow? | Aeroporto

O aeroporto de Heathrow, em Londres, encontra-se encerrado devido a um incêndio. Mais de 1350 voos de e para o maior aeroporto da Europa em termos de tráfego de passageiros foram afectados. No aeroporto de Lisboa, 18 das 22 partidas e chegadas de voos com destino ou origem em Heathrow já foram canceladas.

Assim sendo, eis algumas recomendações sobre o que fazer se for um dos mais de 200 mil passageiros afectados pelos constrangimentos em Heathrow.

O meu voo está marcado para esta sexta-feira. Devo ir à mesma para o aeroporto?

Se estiver em Londres, não se desloque para Heathrow até ao anúncio da sua reabertura. O aeroporto estará encerrado até às 23h59 desta sexta-feira e prevê-se “perturbações significativas nos próximos dias”.

Se estiver em Portugal e tiver um voo marcado para esta sexta-feira com escala ou destino em Heathrow, contacte a sua companhia aérea para saber se o voo foi cancelado, adiado ou alterado.

A maioria das grandes companhias tem nas suas páginas informações sobre os voos afectados. Também pode acompanhar as redes sociais das companhias para obter actualizações em tempo real.

Posso receber uma indemnização se o meu voo foi cancelado ou adiado?

Segundo o regulamento da União Europeia, as companhias aéreas não são obrigadas a indemnizar os passageiros se o cancelamento do voo for causado por circunstâncias extraordinárias, como é o caso do incêndio no aeroporto.

Além disso, as companhias não assumem responsabilidade por aquilo a que chamam “prejuízo consequencial”, ou seja, perdas relacionadas com planos no destino, como reservas de hotéis ou aluguer de carros. Nestes casos, os passageiros devem recorrer ao seu seguro de viagem.

Quais são os meus direitos?

Se o seu voo partir de um aeroporto no Reino Unido, for operado por uma companhia aérea britânica ou da União Europeia (UE), ou chegar a um aeroporto da UE por uma companhia aérea britânica, estará coberto pela legislação britânica. Pode verificar como a lei se aplica ao seu voo aqui.

Se o seu voo estiver coberto pela legislação do Reino Unido, a sua companhia aérea deve permitir-lhe escolher entre receber um reembolso ou ser remarcado para um voo alternativo. Atenção, se optar pelo reembolso, a companhia aérea já não terá responsabilidade sobre o seu caso.

As companhias também têm a obrigação de prestar assistência aos passageiros, o que inclui fornecer refeições e bebidas em quantidades razoáveis, meios de comunicação e, caso necessário, alojamento. No entanto, em situações de grandes distúrbios, como o ocorrido em Heathrow, as companhias podem ficar sobrecarregadas e incapazes de atender a todas as necessidades dos passageiros.

Se for assim, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido aconselha os passageiros a pagar as despesas por conta própria e a guardar os recibos para solicitar os reembolsos. No entanto, não se dirija ao hotel mais caro da cidade: hotéis de luxo, assim como bebidas alcoólicas, não são cobertos pelas companhias aéreas.


Texto editado por Bárbara Wong

#fazer #seu #voo #foi #afectado #pelo #incêndio #Heathrow #Aeroporto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *